Acidente de ônibus deixa ao menos 15 mortos e vários feridos em Pernambuco
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 19h45. O ônibus perdeu o controle, acessou a contramão, atingiu rochas às margens da rodovia, voltou para o sentido correto, colidiu em um barranco de areia e tombou.
Os passageiros estavam voltando para Brumado, na Bahia, depois de fazer compras no polo de confecções Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco. Ao portal local “Comando Policial”, o motorista do ônibus, Divanir Rodrigues disse que apenas sofreu ferimentos leves na mão direita e que o veículo perdeu os freios quando descia a Serra dos Ventos.
“O carro vinha numa velocidade normal, tranquila. Os freios estavam bons. Quando comecei a descer a serra, o carro perdeu o freio. Eu fico muito triste, nunca passei por isso. Eu vou abandonar o serviço. Depois do que eu passei, não quero mais”, disse abalado.
Os feridos foram socorridos e levados inicialmente para o Hospital Josina Godoy, em Saloá. Em seguida, foram transferidos para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. Em nota, o hospital informou que recebeu 17 vítimas do acidente. Entre os atendidos, dois pacientes estão em estado grave e seguem sob cuidados intensivos. Os demais permanecem em observação na unidade, recebendo o suporte necessário.
Em imagens, compartilhadas nas redes sociais, é possível ver que o coletivo ficou destruído após o acidente. Diversos corpos ficaram espalhados pela pista, tanto próximo ao ônibus como em locais mais distantes, o que indica que os passageiros poderiam estar sem o cinto de segurança e foram arremessados.
Nas redes sociais, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), que está em viagem à China, disse estar acompanhando o caso. “Mesmo de longe a gente segue acompanhando Pernambuco. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o tombamento de um ônibus na Serra dos Ventos, em Saloá. As equipes estão trabalhando para atender todos os que precisarem de socorro”, escreveu no X, antigo Twitter.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), lamentou o acidente e se colocou à disposição para ajudar na identificação das vítimas e a suprir as necessidades dos feridos e das famílias.
“Lamento o gravíssimo acidente ocorrido em Pernambuco. Mobilizei a Secretaria de Saúde, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Técnica para os trabalhos de socorro e também de identificação de vítimas fatais. Estou acompanhando minha equipe e sinto muito pela perda das vidas, pelos feridos e por todas as famílias”, escreveu também no X.