18 de outubro de 2025
Brasil BrasíliaDESTAQUENotíciasSaúde

Ministério da Saúde promove Dia D de multivacinação para crianças e adolescentes no Rio de Janeiro neste sábado (18)

 

Mais de 1,4 milhão de doses foram distribuídas para o estado. A mobilização acontece de forma simultânea em todo o país para ampliar o acesso à vacinação

O Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, realiza neste sábado (18) o Dia D nacional de multivacinação para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A iniciativa integra a Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até 31 de outubro, estrelada por Xuxa Meneghel e tem como lema: “Vacinar é cuidar de quem você ama — Vacinar é a nossa força”. Para reforçar a vacinação, o Rio de Janeiro recebeu mais de 1,4 milhão de doses de vacinas.

No Dia D, mais de 30 mil salas de vacinação estarão abertas em todo o país para atender o público. No Rio de Janeiro (RJ), a secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, participa da abertura da mobilização, que ocorrerá na Fiocruz. Outros representantes da pasta também participam, simultaneamente, em estados como Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, além do Distrito Federal.

Mais de 15 vacinas serão ofertadas gratuitamente, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Para atualizar a caderneta, basta que pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Ao todo, 22 milhões de doses foram distribuídas para todo o país.

Para facilitar o acesso à informação, pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal das crianças e adolescentes pelo aplicativo Meu SUS Digital, que disponibiliza alertas sobre próximas doses, lembretes e atualizações em tempo real. O sistema também permite verificar quais vacinas já foram aplicadas e quais ainda estão pendentes.

O Ministério da Saúde também está garantindo a imunização contra sarampo e febre amarela para pessoas de até 59 anos. No caso da febre amarela, a vacinação será priorizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. A campanha segue até 31 de outubro.

Entre as principais estratégias estão o apoio técnico a estados e municípios, a manutenção do status de eliminação da poliomielite e do sarampo, o combate à hesitação vacinal e o reforço no monitoramento da segurança das vacinas.

Onde ir para vacinar?
No Dia D, mais de 30 mil salas de vacinação estarão abertas em todo o país. Para atualizar a caderneta, basta levar crianças e adolescentes à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e conferir os pontos de vacinação disponíveis na sua cidade.

Quais vacinas tomar?
A ação é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Durante o Dia D e ao longo da campanha, que vai até 31 de outubro, todas essas vacinas estarão disponíveis:
* BCG
* DTP
* Febre amarela
* Hepatite A
* Hepatite B
* HPV
* Influenza
* Meningocócica ACWY
* Meningocócica C
* Penta (DTP/Hib/HB)
* Pneumocócica 10-valente (conjugada)
* Polio VIP
* Rotavírus
* Tríplice viral D1 (sarampo, caxumba e rubéola)
* Tríplice viral D2 (sarampo, caxumba e rubéola)
* Varicela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *