Caminhada do Outubro Rosa reúne cerca de 300 mulheres em Nova Iguaçu
Participantes integram projeto Esporte é Saúde nos Bairros, que promove atividades físicas por toda a cidade
O autocuidado feminino e a prevenção ao câncer de mama seguem em pauta em Nova Iguaçu. Nesta sexta-feira (17), cerca de 300 mulheres participaram da Caminhada do Outubro Rosa, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL). A atividade começou na Vila Olímpica de Nova Iguaçu e passou pelas ruas Luís de Lima, Governador Portela, Professor Paris e Via Light, no Centro, reunindo muita energia e conscientização sobre o tema.
As participantes integram o projeto “Esporte é Saúde nos Bairros” (ESB), que oferece aulas de ginástica, funcional e dança em cerca de 80 espaços públicos, entre praças e quadras, espalhados por toda a cidade. O programa reúne mais de 2 mil alunos, promovendo saúde, bem-estar e socialização.
Uma das participantes é Márcia Maria dos Santos, 73 anos, moradora do bairro Jardim Tropical. Há 25 anos, ela foi diagnosticada com o câncer de mama.
“Eu senti um nódulo no seio ao fazer o autoexame. Procurei o médico e descobri a doença. Foi necessário retirar a mama, mas felizmente eu fui curada”, conta a idosa, primeira aluna matriculada no núcleo Jardim Tropical do ESB. “Comecei há cinco anos e chamei toda a vizinhança para participar também. Hoje eu vivo muito bem, faço movimentos com o corpo que antes não conseguia”, comemora.
A professora de Educação Física Isabel Elguesabal, que orienta turmas nos bairros Jardim Tropical e Califórnia, destacou a importância da atividade física para a saúde integral.
“Além de ser fundamental para a saúde do corpo, a prática da atividade física faz bem também à mente. Desde que autorizada pelo médico, ela pode ajudar muito pessoas em tratamento contra o câncer e outras doenças”, explica a professora.
De acordo com Cássia Ribeiro, coordenadora do ESB, o projeto integra a prática do esporte aliada à saúde, oferecendo atividades junto aos profissionais de educação física e atendimento das equipes de enfermagem.
“Temos mais de duas mil pessoas inscritas nos nossos núcleos, desde o Km 32 até Jaceruba. Oferecemos atividades de dança, ginástica e funcional. Mais que esporte e saúde, o projeto promove a socialização entre nossos alunos”, garante.
Quem quiser participar do projeto pode se inscrever diretamente no núcleo de preferência. A lista completa com endereços, dias e horários das atividades está disponível em novaiguacu.rj.gov.br/semel/esb.