18 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Light celebra talentos da rede estadual com premiação do concurso “Eletricidade Cultural”

Iniciativa faz parte das comemorações pelos 120 anos da companhia e conecta arte, educação e energia

 

O Centro Cultural Light, no Centro do Rio de Janeiro, foi palco, nesta quinta-feira (16/10), da cerimônia de premiação do projeto “Eletricidade Cultural”, iniciativa patrocinada pela concessionária que promoveu um diálogo entre arte urbana, eletricidade e educação. Voltado para alunos do Ensino Médio da rede estadual, o concurso incentivou estudantes dos 31 municípios da área de concessão da distribuidora a desenvolverem redações inspiradas nas obras de grafite exibidas nos vagões do VLT Carioca.

 

A vencedora do primeiro lugar foi Déborah Layssa Vale Dias da Silva, aluna do Colégio Estadual Vereador Percy Batista Crispin, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que recebeu como prêmio um laptop e um Kindle. Outras quatro estudantes também foram premiadas com celulares e leitores digitais durante o evento: Sarah Andreia Alves Marcal (Rio de Janeiro), Lorraine Teodoro de Farias (Rio de Janeiro), Gabriela Tavares Lesse (Nilópolis) e Sabriiny Fogaça Lopes (Seropédica).

 

Em um discurso emocionado, Déborah destacou o impacto da iniciativa. “É uma honra representar a Baixada Fluminense e mostrar que o talento dos alunos da rede pública merece ser valorizado. Projetos como este da Light dão voz aos estudantes e mostram o poder transformador da educação e da cultura”, afirmou.

Realizado em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto também contou com apoio da Secretaria de Educação. A atividade integra o calendário de comemorações pelos 120 anos da Light, reafirmando o compromisso da companhia com o desenvolvimento social e cultural de seu território.

 

“O mundo que vivemos somos nós que construímos. A Light olha para o futuro e essa premiação traz muita alegria e satisfação para a empresa. O projeto ‘Eletricidade Cultural’ reforça o compromisso da concessionária com a cultura, a educação e o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro, mantendo viva a missão de levar energia para transformar vidas”, destaca Giovanna Curty, superintendente de Comunicação e Sustentabilidade da Light.

 

Arte sobre trilhos
Durante o mês de agosto, o VLT Carioca se transformou em uma galeria urbana sobre trilhos, levando arte e reflexão pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro. As intervenções foram criadas por cinco artistas convidados pela Light, que apresentaram diferentes interpretações sobre como a eletricidade ilumina o cotidiano dessa população, que serviu de inspiração para as redações dos estudantes.

 

Os artistas responsáveis pelas intervenções no VLT foram Airá Ocrespo, Márcio SWK, Talita Persi, Bea Machado e Acme, cada um trazendo sua visão singular para conectar arte e energia elétrica no contexto carioca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *