14 de outubro de 2025
MunicípiosNotíciasRegião SerranaTeresópolis

Bonsucesso, na área rural de Teresópolis, contará com cursos livres da Secretaria de Cultura

Polo de Cultura Geraldo Faria vai oferecer aulas de desenho, teatro, capoeira e dança

 

No último sábado, 11, o bairro de Bonsucesso, no 3º Distrito – área rural de Teresópolis, ganhou de presente o TUDO AQUI, unidade municipal onde os contribuintes passam a ter acesso a vários serviços de órgãos públicos, muitos deles disponíveis apenas na Prefeitura, no centro da cidade.

 

Popularmente chamada de subprefeitura, onde o prefeito dará atendimento um dia por semana, a unidade está instalada na antiga sede da Cooperativa de Eletrificação Rural Teresópolis Friburgo, a CERTEF, agora denominada Centro Administrativo Rita de Cássia do Canto Faria. A homenagem à dona Ritinha, mãe de Regina, Henrique e do ex-vereador José Carlos Faria e avó do Vereador Fidel Faria, cumpre promessa de campanha feita pelo Prefeito Leonardo Vasconcellos.

 

Além dos serviços que a Prefeitura vai oferecer diretamente ao contribuinte do interior, por meio das secretarias municipais, o Prefeito Leonardo levou, também, para o Centro Administrativo de Bonsucesso, os atendimentos do Detran, dos Correios e da Fundação Leão XIII, todos bem instalados no 1º e 2º pavimentos do prédio. A novidade agradou e parte dos serviços já está em funcionamento.

 

Polo cultural: No 3º andar, com acesso interno feito por ampla escada, e ainda acesso externo por escada e elevador ainda a ser instalado, vai funcionar, também, o Polo de Cultura Geraldo José Dias de Faria, um polo cultural onde uma galeria de artes plásticas, também aberta no último sábado, 11, agradará aos olhos de quem procurar o espaço para os cursos livres que serão oferecidos e, ainda, àqueles que se utilizarão do centro cultural para os eventos de interesse da comunidade, e que poderão ser agendados no local.

Quanto às demais atrações do polo de cultura de Bonsucesso, o secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres, destaca que estão sendo selecionados professores para cursos livres diversos, como capoeira, teatro, desenho e dança, com inscrições abertas ainda esse ano, para início das aulas no início do ano que vem.

 

Arte em Movimento: Abrindo a atividade cultural no espaço, a Secretaria de Cultura elaborou exposição de dez artistas plásticos teresopolitanos, devidamente biografados, na Galeria Arte em Movimento, para que o público conheça a arte dos seus conterrâneos e também um pouco sobre quem foram eles. Nessa primeira mostra, em temporada de três meses, podem ser apreciados os trabalhos de Alexander Robin, Arthur Dalmasso, Camilo Michalka, Cittadino Jr., Dário Vieira, José Ramon, Renato Bordini, Márcio de Paula, Nicole Sidi e Wanda Claussen. Em janeiro, novos artistas serão divulgados, porque são muitos os que produziram arte em Teresópolis, alguns de renome internacional, como Sami Mattar, Fernando Martins, Eliseu Visconti e Manuel Madruga, que poderão ser revelados ao público quem foram e o que fizeram.

 

“O nome da galeria é bastante sugestivo, Arte em Movimento, porque essa é a proposta que tem nos movido na Cultura. Além de movimentar os artistas nos projetos já existentes, ou no suporte aos projetos que demandam o apoio da Secretaria, precisamos fazer circular também esses trabalhos, que ficavam guardados nos armários, e agora estão sendo expostos, seja nas paredes da Casa de Cultura Adolpho Bloch, como nos demais espaços culturais da Secretaria”, disse o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

 

Ele anunciou a intenção de abrir um novo polo cultural por ano. “O polo de Bonsucesso foi o primeiro, e em 2025 já teremos o segundo. Será na Granja Guarani, junto ao Quiosque das Lendas, mirante que vai receber atenção da Prefeitura em breve, conforme determinou o Prefeito Leonardo Vasconcellos. Estamos cobrando do Governo do Estado o reparo do mirante em ruínas, mas Teresópolis também vai fazer a sua parte, adquirindo a propriedade do entorno, área com mais de 3 mil metros quadrados, que contará com trilhas e pontos de contemplação da Natureza, além de uma construção de apoio ao visitante”, garantiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *