14 de outubro de 2025
Baixada FluminenseDESTAQUEEducaçãoMunicípiosNotíciasNova Iguaçu

Aluno da EJA em Nova Iguaçu descobre talento artístico e inspira comunidade escolar

Na Escola Municipal Benedito Laranjeiras, em Prados Verdes, uma história vem emocionando professores, funcionários e estudantes. Diagnosticado com autismo nível 1, Matheus da Costa Siqueira de Andrade, de 18 anos, encontrou nos desenhos uma forma de superar dificuldades de comunicação e aprendizado.

O talento chamou atenção já na primeira aula de artes e, desde então, Matheus tem usado lápis e papel como aliados para se expressar, se integrar à comunidade escolar e sonhar com o futuro. Ele frequenta as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), demonstra dedicação e afirma que a arte o ajudou a se sentir mais confiante.

“Na minha primeira aula de artes aqui, a professora pediu uma atividade e gostou muito do meu desenho. Foi aí que percebi que queria continuar e podia melhorar. A arte me ajuda porque sempre gostei muito. Sou tímido, mas, com o desenho, consigo me expressar melhor e ficar mais tranquilo”, contou.

A história do estudante virou inspiração dentro e fora da sala de aula. O professor de artes, Guilherme Ribeiro Reis, o define como uma “joia rara”, e a equipe da escola reforça como a inclusão, o acolhimento e a descoberta de talentos transformam vidas.

“Ele trabalha muito bem proporções, cores vivas e detalhes. É um estilo que se aproxima do realismo, mas que traz o ‘jeitinho’ dele, a marca de um artista em formação”, destacou o professor.

Histórias como a de Matheus não apenas revelam talentos, mas também lembram que a escola é, antes de tudo, um espaço de acolhimento, oportunidades e novos começos. E, no que depender do próprio estudante, seu futuro brilhante está cada vez mais próximo.

“Eu gosto muito de desenhar porque sempre me fez bem. Me dá alívio e, como sou uma pessoa introvertida, desenhar me ajuda nesses momentos. No futuro, me vejo sendo psicólogo e também artista. É importante nunca desistir. Os estudos abrem portas”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *