Apagão: Mais de 720 mil pessoas ficam sem energia no estado do Rio
Concessionárias apontam problema no Sistema Interligado Nacional (SIN)
Mais de 720 mil pessoas sofreram com um apagão, no início da madrugada desta terça-feira (14), no Estado do Rio. Segundo as concessionárias, houve uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN), que afetou o fornecimento de energia em diversos estados do país.
A Light, responsável pela distribuição na cidade do Rio e na Baixada Fluminense, destacou que ocorreu uma atuação do Esquema Regional de Alívio de Cargas (Erac), que consiste em um procedimento automático de corte de carga quando alguma ocorrência é identificada no SIN. O objetivo é de proteger o sistema elétrico.
A ação teve atuação de dois estágios do esquema definido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Isso interrompeu o funcionamento de 11 subestações da Light, afetando as zonas Norte e Oeste, além de parte da Baixada. No total, foram 450.000 clientes atingidos.
O apagão aconteceu por volta de 00h30. De acordo com a Light, às 01h05, após autorização do ONS, toda a carga foi restabelecida.
Já a Enel, que atende cidades das regiões Metropolitana, Serrana, dos Lagos e o Norte Fluminense, informou que 277 clientes foram impactados, sendo o fornecimento normalizado às 1h22.
Outros estados do Brasil também registraram falta de energia. Além do Rio, a interferência no SIN provocou interrupções em pelo menos outros seis estados: São Paulo, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina.
Incêndio em reator
O Operador Nacional do Sistema informou que a ocorrência que afetou o SIN começou com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação e ocasionando a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.
Na região Sul, houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. Nas demais regiões, houve atuação do Erac sendo no Nordeste interrupção de 1.900 MW; no Norte, de 1.600 MW; e no Sudeste, de 4.800 MW.
Segundo o ONS, Assim que identificou a situação, os agentes iniciaram uma ação conjunta para restabelecer a energia nas regiões.
“O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que, em até 1h30, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30 após a ocorrência”, explicou.
Uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência está programada para ocorrer ainda nesta terça-feira (14). O órgão deverá realizar também uma reunião preliminar de Análise da Perturbação para início da elaboração do Relatório de Análise da Perturbação (RAP) até sexta-feira (17).