13 de outubro de 2025
Baixada FluminenseDESTAQUEDuque de CaxiasMunicípiosNotícias

Prefeito Rodrigo Neves, Miro Teixeira e o deputado Marcos Tavares participam de caminhada e comício na filiação do ex-prefeito Zito ao PDT de Caxias

A caminhada partiu da praça Humaitá e seguiu pela avenida Brigadeiro Lima e Silva ao som da música de Geraldo Vandré Pra não dizer que não falei das flores. O refrão mais forte era entoado emocionalmente pelos militantes, filiados e pessoas que passavam “Vem, vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer”  A canção “Caminhando” foi um hino de resistência contra a ditadura militar e se tornou muito popular entre os estudantes e movimentos civis da época. 

Na ocasião, Zito foi lançado pré-candidato a deputado estadual.

O evento contou com a participação da vereadora Andréia Zito, filha do ex-prefeito Zito e da vereadora Michele Tavares, irmã do deputado federal Marcos Tavares, além dos vereadores de Niterói, Andrigo e Binho Guimarães.

Em seu discurso o prefeito de Niterói falou sobre a importância da filiação do Zito ao PDT: É um grande líder, experiente  e afinado com as causas da educação.

Zito, que estava com uma camisa rosa, em alusão ao Outubro Rosa, disse que era um ato pela educação, por melhoria salarial e contra a violência.

O presidente do PDT e deputado federal Marcos Tavares caminhou com a camisa do Flamengo com o número 12, número do partido. Tavares afirmou que Zito chega ao partido com bagagem de ter sido 2 vezes o melhor prefeito do Brasil, vereador e vários mandatos de deputado estadual.

O PDT foi lembrado quando elegeu, em 1985 Juberlan,  o primeiro prefeito em Duque de Caxias, após a ditadura militar. Juberlan, que foi vereador e deputado estadual  construiu, como prefeito,  as primeiras creches públicas: na Vila São Luiz , no Centenário e em Nova Campinas. O PDT (Partido Democrático Trabalhista) também construiu a primeira UBS da cidade, na avenida Pelotas,  dezenas de Brizolões ( educação em tempo integral)  e a primeira DEAM.

Biografia

José Camilo Zito dos Santos Filho veio da pequena cidade pernambucana de Paulista com a família. Então com um 1 ano de idade, viajou para o Rio de Janeiro com sua irmã Maria José (Zezinha), de 4 anos, e seus pais, Luzia Fernandes dos Santos e José Camilo dos Santos, o Zé do Fumo, enfrentando 8 dias de viagem na boléia de um caminhão em busca de novas oportunidades em um centro mais desenvolvido. A família foi recebida por parentes já instalados em Duque de Caxias, sendo acolhidos por uma cidade já cheia de emigrantes nordestinos.

Inquieto, Zito começou a trabalhar aos 7 anos de idade, ajudando seu pai em pequenos ofícios. Não era difícil encontrar o jovem pela cidade. Gostava de subir os morros para vender peixe nas partes mais altas. Carregava latas, galões ou frutas por diversos cantos do município para ajudar a família. Já na adolescência vivenciaria as diferenças sociais do estado ao passar a vender pipas em Copacabana, bairro pobre de Caxias, percebendo a desigualdade social presente.

Zito passou a intercalar as partidas de futebol, seu próprio comércio (no bairro Dr. Laureano) e a busca por melhorias para seu povo como guarda municipal, tornando-se um líder nato em Caxias e sendo reconhecido como um verdadeiro guerreiro. Ainda jovem, casou-se e teve sua primeira filha, Andreia Zito, e afinou suas reivindicações de melhoria junto às autoridades, sendo convidado para ingressar em uma expressiva carreira política.

Carreira Política

Foi eleito vereador em Duque de Caxias pelo PTR em 1988 com 1.770 votos.[3] Em 1992, foi reeleito pelo PSB, e entre 1993 e 1994 ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal.[3] Em 1994, foi eleito deputado estadual pelo PSDB e em 1996 se elegeu prefeito de Duque de Caxias. Foi reeleito em 2000 com 315.679 votos, o mais alto índice de votação do país em cidades com mais de 200 mil habitantes: 81,6%. No auge de sua carreira política, chegou a ter 90% de aprovação.

Em 2006, foi eleito como o deputado estadual mais votado, com 204.880 votos. Em 2008 foi eleito pela 3° vez como prefeito de Duque de Caxias, vencendo o pleito no 1º turno com 245.218 votos (53,34% dos válidos), esse feito foi histórico, ele se tornou o primeiro político a ser eleito três vezes prefeito de Duque de Caxias. Entre 2007 e 2010 foi o presidente do PSDB do Rio de Janeiro.[5]

Em 2024, concorreu a prefeito pelo PV  somando 28,25% dos votos válidos, 137 mil votos, ficando em segundo lugar.

Em 2014, foi eleito deputado estadual para a Legislatura 2015-2019 com 24.491 votos.

Legado

Criou um projeto anti enchentes na cidade. Dragou rios, canalizou o rio Jacatirão, o canal São José e a praça do galo. Conhecido como o prefeito que tirou o povo da lama, urbanizou aproximadamente 7.500 ruas, dando asfalto para os moradores, essa ação foi responsável pela abertura de comércios na cidade. O Parque Gráfico da Globo, a pedra fundamental, o teatro Raul Cortez com arquitetura de Oscar Niemeyer e o Vale das Laranjeiras do Fluminense tiveram início no seu mandato. Realocou 150 famílias em um ano e meio dando moradias mais dignas. Foi responsável pelo IPTU social, isentando 100.000 pessoas da taxa. Por conta da influência de Leonel Brizola, a educação teve muito espaço em seu governo, resultando em mais de 60 mil crianças nas escolas e abaixando o índice de abandono escolar.

Durante seu governo os  professores tinham um dos melhores salário do Brasil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *