8 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hsRio-Estado

Presidente do CREA-RJ vê a SOEA como um rumo para o desenvolvimento do país

 

Em sua segunda participação consecutiva na Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), como presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (CREA-RJ), o engenheiro civil Miguel Fernández, afirmou que o encontro se tornou fundamental para traçar estratégias de desenvolvimento tecnológico, ambiental e socioeconômico do Brasil.

 

“A SOEA transcende a questão de ser um grande encontro. Ela passa a ser um eixo de direcionamento para o desenvolvimento do nosso país. Parabéns aos organizadores, ao presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinícius Marchese, e do CREA do Espírito Santo, Jorge Silva, por estarem recebendo este belíssimo e grande evento. A expectativa é sempre positiva de fazer uma SOEA cada vez mais inserida no cenário das engenharias do nosso país”, afirmou Fernández.

 

O presidente do CREA-RJ ressaltou também que a 80a. SOEA, realizada em Vitória (ES) entre hoje e quinta-feira próxima, deverá reunir o maior número de profissionais da história do Sistema Confea/CREA, algo em torno de dez mil participantes.

 

“Temos expectativa de que se realize o mais amplo debate das engenharias. O Rio de Janeiro está presente com uma grande delegação, com participações em painéis de grande relevância para a infraestrutura”, disse Miguel Fernández, que será o mediador do debate sobre Engenharia Pública, que vai reunir no estande do Confea o prefeito de Nova Friburgo (RJ), o engenheiro mecânico Johnny Maicon Cordeiro Ribeiro, e o engenheiro eletricista Luciano Antonio Diniz Caldas, vice-presidente da Câmara Municipal de Macaé (RJ).

 

O presidente do CREA-RJ, Miguel Fernandez, vai ser também moderador do debate “Brasil sobre Trilhos: Caminhos para a Modernização Ferroviária com Regulação e Parcerias”, que terá a participação da secretária estadual de Transportes, Priscila Sakalem, na quinta-feira, dia 9, às 14h, no Auditório Socol 2.

 

O estande do CREA-RJ está divulgando a próxima edição do evento CREA AQUI, que será realizado em março de 2026. No estande, com uso de um óculos 3D, o visitante poderá visualizar como foi a primeira edição, que reuniu mais de quatro mil pessoas no dia 5 de junho de 2025. Diariamente, os profissionais poderão se inscrever em um sorteio para participar de um desafio em dupla, para concorrer a um passaporte para o próximo CREA AQUI.

 

Com o tema “Engenharia, Agronomia, Geociências, Sustentabilidade e Transformação Digital: Projetando caminhos para o Futuro do Brasil” a 80ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA) acontece de 6 a 10 de outubro, no Pavilhão Carapina, onde são esperadas cerca de dez mil pessoas. Considerado maior evento tecnológico do Brasil e um dos maiores da América Latina, a SOEA é promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), e reúne seis mil engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e demais profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.
Para o presidente do Crea-ES, Jorge Silva, anfitrião da SOEA 2025, “é uma honra receber esse grande encontro da engenharia nacional em nosso estado. Estamos preparando tudo com dedicação, zelo e compromisso para oferecer uma experiência inesquecível para os participantes e deixar um legado para a sociedade capixaba”.

 

O anfitrião da SOEA, Jorge Silva, foi um dos principais destaques na abertura da Semana, que lotou o auditório principal, chamado de Moqueca Capixaba.

 

A solenidade de abertura contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que é engenheiro florestal, e da vice-prefeita do município de Serra, Gracieri Gaviorno; do presidente e do vice-presidente do Confea, respectivamente Vinícius Marchese e Nielsen Christianni; do presidente do Crea-ES, Jorge Silva; do presidente do Colégio de Presidentes de CREA, Fernando Galiza; do diretor-presidente da Mútua, Joel Krüger; da presidente do CREA do Amazonas, a conselheira federal Alzira Miranda; e da conselheira federal Gilcelia Figueiredo.

 

O governador Renato Casagrande, um engenheiro que se destacou na política, exaltou as potencialidades econômicas do Espírito Santo, lembrando que no Estado há boas oportunidades para profissionais de Engenharia e Agronomia. O presidente do CONFEA, Vinícius Marchese, falou da enorme importância da SOEA para a capacitação profissional e para o desenvolvimento do país.

 

Emocionado com a realização da SOEA em seu estado, o presidente do Crea-ES destacou também a relevância dos engenheiros agrônomos técnicos e produtores rurais para a economia do estado. E terminou o discurso com seu tradicional grito de guerra: “Moqueca é capixaba; o resto é peixada”. Ao final, posou para fotos com amigos e funcionários do CREA-ES.

 

Além da SOEA, serão realizados também em Vitória o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), o Contecc (Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia) e a Feira Nacional de Engenharia, com expectativa de movimentar cerca de 20 mil visitantes em alta rotatividade na região metropolitana de Vitória.

 

O evento terá vários especialistas de renome nacional e internacional em 200 palestras. Um dos destaques da programação será a presença da engenheira e atual presidente da Petrobras, Magda Chambriard, para uma palestra especial durante a SOEA, na quinta-feira, dia 9. Com uma sólida trajetória nas áreas tecnológica e energética, Magda abordará os desafios e oportunidades da engenharia brasileira frente à transição energética e à inovação, tema de extrema relevância para o setor e para o país.

 

Os preparativos para o evento que será aberto agora à noite mobiliza mais de 500 profissionais atuando diretamente na organização. A cerimônia de abertura oficial está marcada para a noite do dia 6 de outubro, no Pavilhão de Carapina, na divisa entre os municípios de Serra e Vitória.

 

O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) será realizado de 9 a 11 de outubro, reunindo lideranças de todo o Brasil para discutir políticas públicas, inovação e o futuro das profissões da engenharia, agronomia e geociências.

 

Além da intensa programação técnica, o evento também contará com atrações culturais diárias, com artistas e bandas de renome regional e nacional, como Macucos, Casaca, Monobloco e Matheus & Kauan.

 

A realização da SOEA na Grande Vitória conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, das prefeituras de Vitória (PMV), Vila Velha (PMVV), Serra (PMS), Cariacica (PMC), Guarapari (PMG), além de entidades como Aderes, Secti, Sindifer, Sinduscon, Sicoob, ArcelorMittal, Creci-ES e Sindiex.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *