7 de outubro de 2025
EntretenimentoNotíciasNotícias 24hsRio-Cidade

Museu Aeroespacial recebe apresentações de aeronaves e exposição de aviões da Segunda Guerra

O Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos, Zona Oeste, recebe neste fim de semana o Musal Airshow, tradicional evento que conta com apresentações de acrobacias aéreas e esquadrilhas de fumaças, exposições de aeronaves antigas e uma série de atividades para toda a família. A programação é organizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) e celebra, de forma antecipada, o Dia da Força Aérea Brasileira e do Aviador, em homenagem ao pioneiro voo do 14-Bis, realizado por Alberto Santos Dumont (1873-1932) em 23 de outubro de 1906, em Paris, França.

Esta foi a primeira vez do militar Jayme Tavares no evento, que acontece todo ano. Morador da Ilha do Governador, Zona Norte, ele levou a família ao local neste domingo (5) e destacou, ao DIA, a importância de preservar a história da aviação militar brasileira. “Conhecer a história é importante, e também conhecer o que a Aeronáutica faz para a sociedade, os efeitos positivos da Força Aérea Brasileira”, disse.

Jayme, de 48 anos, contou as suas partes favoritas do Musal Airshow. “Gostei mais da parte de exposições, do Museu Santos Dumont e as aeronaves que estavam lá para a gente conhecer a história”, explicou.

Apresentações

Um dos grandes destaques dos dias de evento são as apresentações marcantes da Esquadrilha CEU, com acrobacias comandadas pelo Willian Grouth, pilotando sua aeronave RV-7. Além disso, os aviões de caça também protagonizam um show aéreo com rasantes.

Os espetáculos tiraram o fôlego da química Mariana Rio, 31, moradora de Paraty. “Gostei das apresentações, é sempre emocionante ver as acrobacias. Da esquadrilha da FAB, então, que eles passam bem próximos uns dos outros… E a exposição dos aviões no Hangar também é muito legal”, explicou a mulher, que já havia ido ao Musal Airshow outras duas vezes.
Mariana levou a família e ressaltou o impacto positivo da exposição nos mais jovens. “Penso que os militares não são muito valorizados no país. Então, [esse evento] é muito importante para que a população conheça também o que a Força Aérea faz e tenha a oportunidade de estar próximo dos equipamentos, tecnologias e história da aviação. Isso incentiva muitos jovens a seguir carreira militar também, acho isso muito legal e bonito de ver.”

A fachada do museu recebeu uma exibição especial em comemoração aos 80 anos do Glorioso Regresso da Força Aérea Brasileira (FAB) da Segunda Guerra Mundial, com aeronaves icônicas da época: o Curtiss P-40 Warhawk e o Republic P-47 Thunderbolt. A parte de dentro do estabelecimento também conta com o renomado C-130 Hércules, recentemente aposentado, e o C-115 Buffalo, ambos muito requisitados pelo público.

As Forças de Segurança também marcaram presença, com apresentações e demonstrações do Grupamento de Cães da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-RIO), do Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (BAC-PMERJ) e da Divisão de Ação com Cães do Degase, além de alguns dos Esquadrões da FAB.
O local também tem o Espaço Azul, um ambiente inclusivo e adaptado para crianças e jovens neuroatípicos, oferecendo oficinas sensoriais, atividades psicomotoras e acompanhamento de profissionais especializados. A programação infantil do evento também reúne pontos de leitura, recreação esportiva, exibição de filmes e oficinas de robótica.

A ação foi uma parceria da FAB com a AVJET Rio Serviços Aéreos e a Hangar 7 Eventos, contando ainda com o apoio institucional das Forças Armadas, Forças de Segurança e diversas instituições públicas e privadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *