Prêmio Rio de Letras da Firjan SESI tem alunos destaques de Nova Friburgo e Petrópolis
Textos foram selecionados pelos imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL) e classificação será anunciada em cerimônia no Theatro Municipal
Os finalistas do Prêmio Rio de Letras deste ano incluem um aluno bicampeão em Crônicas e destaque para escolas da Baixada Fluminense e regiões Sul e Serrana, que registraram o maior número de premiados fora da capital. Ao todo, 58 textos foram selecionados por imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL) para o prêmio, realizado pela Firjan SESI em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). A cerimônia de premiação acontece terça-feira que vem (7/10) no Theatro Municipal do Rio.
Os textos, que serão reunidos num livro publicado pela Firjan SESI, têm como tema “A humanidade e a natureza”. O objetivo é fazer os jovens refletirem sobre o mundo e manterem a literatura viva. Entre eles está Fellipe de Brito Carvalho Spinola, da C.E. Engenheiro Passos, de Resende: no ano passado, ele ficou em 1º lugar em Crônica pelo 2º ano do Ensino Médio da Seeduc, com o texto “Letargia e inclusão”. Este ano ele é um dos finalistas, novamente em Crônica, com “A graça das capitais”, pelo 3º ano do Ensino Médio da rede estadual.
Também se destacam escolas do Rio, com 14 finalistas, e da região Serrana, com 10 – sendo nove deles apenas nas unidades Firjan SESI Petrópolis e Nova Friburgo. A Baixada e o Sul Fluminense tiveram, ambas, nove finalistas. A premiação vai dedicar primeiros, segundos e terceiros lugares em cada categoria – Crônica, Conto e Poesia – a estudantes do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio, separados por escolas Firjan SESI e unidades da rede estadual de ensino.
Serão premiadas ainda as escolas dos respectivos vencedores, os professores-orientadores e as coordenadorias regionais da Seeduc. As premiações variam conforme a categoria e colocação, e incluem prêmios como tablets, kindles, troféus, coletâneas literárias e um exemplar do livro com os textos dos autores vencedores, selecionados pelos próprios acadêmicos da ABL e lançado pela Firjan SESI – cuja capa foi produzida também por jovens estudantes, no caso, do curso de Design da Firjan SENAI Maracanã.