Prefeitura de Itaboraí intensifica fiscalização contra bebidas adulteradas com metanol
A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) através da Vigilância em Saúde, e da Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia (SEMFAT) através da Postura, segue intensificando as ações preventivas contra a venda de bebidas adulteradas com metanol no município.
Até agora, 14 estabelecimentos já foram vistoriados, sendo oito na quarta-feira (01/10) e seis nesta quinta-feira (02/10). A operação, que começou pelo Centro, Nova Cidade, Rio Várzea e Outeiro das Pedras, chegou hoje aos bairros Manilha e novas áreas de Nova Cidade.
Durante as visitas, foram emitidos Termos de Visita Sanitária e Informes Técnicos, além da lavratura de Autos de Apreensão nos locais onde foram recolhidas amostras de bebidas suspeitas. Ao todo, 11 amostras foram coletadas em quatro estabelecimentos e encaminhadas para análise laboratorial.
A subsecretária de Vigilância em Saúde e diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Anna Clara Pagano Queiroz, reforçou que o trabalho é preventivo e contínuo.
“Estamos atuando de forma intensiva, orientando comerciantes e recolhendo produtos sempre que há suspeita de adulteração. Nosso papel é proteger a saúde da população, e esse monitoramento será expandido para outros bairros nos próximos dias”, ressaltou a subsecretária.
A Prefeitura de Itaboraí lembra que a ingestão de bebidas adulteradas com metanol pode causar sintomas graves, como náuseas, vômitos, dor abdominal, alterações visuais, confusão mental, podendo evoluir para cegueira e até óbito.
Denúncias sobre estabelecimentos irregulares ou suspeitas de comercialização de bebidas adulteradas podem ser feitas à Vigilância Sanitária:
Telefone: (21) 3637-7268 / Ouvidoria-Geral: (21) 2736-6271
E-mail: visa@itaborai.rj.gov.br