Santa Maria Madalena recebe Festival Literário Energia para Ler com intensa programação cultural
O Festival Literário Energia para Ler segue a todo vapor! Depois de passar por cinco municípios da Região Serrana, será a vez de Santa Maria Madalena receber o movimento de educação e cultura. De 7 a 9 de outubro, a Praça Frouthé será palco de uma programação gratuita com oito horas diárias de atividades para todas as idades, reunindo teatro, música, dança, espetáculos infantis, saraus e muito mais.
“A cidade das estrelas, como é conhecida, vai receber o Energia para Ler, e estamos animados para compartilhar toda a bagagem acumulada nesses quatro anos em que o festival percorre o estado. É uma alegria levar cultura ao interior, valorizar artistas locais e, ao mesmo tempo, trazer nomes de destaque nacional, como a ex-ginasta Daniele Hypólito, uma das atrações da nossa passagem por Santa Maria Madalena”, destaca a produtora Cristina Bastos.
O primeiro dia começa com muita música e brincadeiras para animar o público, especialmente os estudantes da rede pública, que são o grande foco do projeto. Também estão previstas apresentações de talentos da cidade, como o ilustrador Willian Mano, o professor Pardal, o professor Alex e autores locais, além de um café literário e do agitado happy hour com o grupo Samba Pop.
No dia 8, a programação é voltada principalmente para as crianças. A contadora de histórias Letícia Prado, da Agitação Festas, promete encantar os pequenos com espetáculos baseados em clássicos como Pinóquio, A Bela e a Fera e Stitch. “Nem todos conseguem ter acesso ao mundo da imaginação e aos espetáculos com personagens conhecidos da TV e do cinema. Levamos essa experiência única, que incentiva o gosto pela leitura e pela arte, além de promover o desenvolvimento das crianças”, explica Letícia.
Ainda no dia 8, haverá apresentações do Coral da Escola de Marcenaria Otto Schuwey, do Maria Eugênia Ballet, e o encerramento fica por conta do Simpósio de Educação e Cultura “Todos por uma cidade leitora”, ministrado pelos professores e produtores Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, que compartilham histórias inspiradoras de transformação no ambiente escolar a partir da participação no festival.
“Queremos deixar um legado de transformação na educação local, incentivando práticas pedagógicas que estimulem o hábito da leitura desde a infância”, ressalta Valadares. Já Rodrigo acrescenta: “A experiência de anos em sala de aula mostra que é possível motivar professores e renovar o entusiasmo em ensinar. Quem não participar, com certeza, vai perder um momento único.”
No terceiro e último dia, além de toda a programação cultural, o destaque será a participação da ex-ginasta Daniele Hypólito, que conversará com os jovens sobre esporte, disciplina e superação, incentivando-os a acreditar em seus sonhos.
Durante os dias do evento, a cidade também vai receber a Nave Enel, um ônibus itinerante e interativo que promove a educação ambiental e o consumo consciente de energia, especialmente voltado para crianças e adolescentes. O espaço conta com recursos audiovisuais, jogos e experiências em realidade virtual, despertando o interesse do público jovem pela sustentabilidade e pelas boas práticas no dia a dia.
“O Festival Energia para Ler demonstra a relevância da cultura e da formação de leitores para a Enel. Para a companhia, participar dessa iniciativa é fortalecer laços com a comunidade e incentivar o acesso democrático à leitura e às artes, especialmente para crianças e jovens. Acreditamos que investir em conhecimento é apostar no futuro e na coletividade”, afirma Hélio Muniz, diretor de Comunicação da Enel no Brasil.
Durante o festival, serão distribuídos gratuitamente kits literários para alunos e professores. O público também terá acesso a uma biblioteca interativa com mais de 5 mil títulos a preço de custo, além de espaços instagramáveis, exposições literárias e oficinas que acontecem ao longo de todo o evento.
O Energia para Ler é uma realização da Motivos Produções, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e da Enel. Em 2025, o festival já passou por São José de Ubá, Carmo, Petrópolis, Bom Jardim, São Sebastião do Alto e Duas Barras, e agora chega a Santa Maria Madalena. As próximas edições acontecem em Conceição de Macabu (21 a 23/10), Cachoeiras de Macacu (29 a 31/10) e Carapebus (5 a 7/11).
“Trazer o festival para nossa cidade é uma oportunidade única de aproximar os estudantes da leitura, das artes e da cultura de forma lúdica e inspiradora. Essa parceria reforça nosso compromisso com a educação e com o desenvolvimento integral das crianças e jovens”, destaca o secretário municipal de Educação, Alexandre Portugal.
A programação completa está disponível em: www.energiaparaler.com.br/