2 de outubro de 2025
CulturaEducaçãoEntretenimentoNotíciasRio-Estado

Projeto social apoiado pelo MetrôRio oferece 30 vagas para oficinas gratuitas de música no Complexo do Alemão

A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), que tem apoio do MetrôRio, está com inscrições abertas para diversas oficinas gratuitas destinadas a crianças e jovens de 6 a 18 anos. São oferecidos cursos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, e as aulas são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 17h30, no polo do Complexo do Alemão.

 

 

Para se inscrever, os interessados devem apresentar identidade, CPF e comprovante de residência. Menor de idade precisa estar acompanhado pelo responsável, que também deve apresentar documento de identificação, além da declaração escolar do aluno. Basta procurar a agente comunitária no endereço onde o projeto é realizado: Praça Vinte e Quatro de Outubro, 165, no Complexo do Alemão (prédio anexo à Paróquia São Tiago). Mais informações sobre as vagas podem ser obtidas pelo número de telefone: (21) 97201-5176.

 

 

A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) é um projeto que há mais de 30 anos promove a inclusão social por meio do ensino da música clássica a crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade. Com mais de 14 mil alunos impactados ao longo de sua história, a ASMB é uma referência nacional quando o assunto é educação, cultura e cidadania. Só no Rio de Janeiro, são sete núcleos e 20 comunidades atendidas, incluindo regiões como Manguinhos, Cidade de Deus, Morro dos Macacos e São Gonçalo.

 

 

A ASMB também é a casa da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, da Camerata Jovem, do Ensemble Carioca e de outros grupos que mostram na prática o talento e a dedicação desses jovens músicos.⠀

 

 

O violista Gutemberg Mamedes, coordenador da Ação Social pela Música do Brasil, no polo do Complexo do Alemão, ressalta a importância da iniciativa:

 

 

“Além das aulas de instrumentos, nossos alunos têm a oportunidade de fazer letramento racial, teoria musical e ainda um reforço escolar até o 5º ano. O projeto tem sua importância não só musical, mas também socialmente. Por meio da música, conseguimos tirá-los do convívio das coisas perigosas das ruas. Com o projeto, eles conseguem ter uma visão mais ampla de oportunidades que podem conseguir lá fora. Além de formar músicos, a gente forma cidadãos melhores”, afirma o coordenador Gutemberg.

 

 

Ana Julia Pereira de Mattos, de 14 anos, aluna de violino, corrobora. “O projeto me traz muitas responsabilidades e me ajuda, principalmente na escola. Mudou muito a minha vida, de verdade. Eu não conhecia sobre o projeto, não conhecia sobre a música, e essa oportunidade me trouxe conhecimento”, lembra a jovem, que está no projeto desde os 9 anos de idade.

 

 

O projeto sociocultural executa suas atividades com foco no desenvolvimento de territórios em situação de vulnerabilidade social, próximos às estações do sistema metroviário. O incentivo do MetrôRio a iniciativas como essa faz parte do compromisso de responsabilidade social da empresa. Este ano, para a escolha das iniciativas atendidas, a concessionária considerou as vertentes da democratização ao acesso à educação, cultura, inclusão social e geração de renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *