2 de outubro de 2025
Campos dos GoytacazesMunicípiosNorte FluminenseNotícias

Campos: Famílias são atendidas no Mutirão de Atualização do CadÚnico do Parque Eldorado

Foi iniciado nessa quarta-feira (1º) o Mutirão de Atualização do Cadastro Único no Parque Eldorado. Até sexta-feira (3), famílias referenciadas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Codin e da Praça CEU, que retiraram suas senhas, serão atendidas no Ciep 144 Professora Carmem Sylvia Carneiro. O atendimento está sendo realizado com dias e horários marcados, já que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizou, na terça-feira (30), a distribuição das credenciais.
As famílias começam a ser atendidas para a atualização cadastral a partir das 9h. Para a atualização cadastral, além da credencial, o titular do Cadastro Único deve apresentar CPF e RG. O Mutirão é direcionado às famílias que estão nas seguintes situações: CadÚnico desatualizado há mais de dois anos; BPC bloqueado/cancelado por falta de atualização do CadÚnico; Bolsa Família bloqueado/cancelado também por falta de atualização da base de dados.
O secretário Rodrigo Carvalho reforça a importância dos mutirões de atualização do Cadastro Único como garantia do acesso e permanência em programas e benefícios sociais. “Os mutirões são um complemento do atendimento de atualização cadastral que já é realizado pelos Cras, com o agendamento on-line que abrimos todos os meses. Essa ação reúne em um só lugar famílias que estão com o cadastro desatualizado de forma rápida e eficaz”, disse.
Itamara Francisco Nascimento, do Novo Eldorado, atualizou as informações escolares dos filhos no CadÚnico. Ela elogiou o atendimento com horário marcado. “O atendimento foi ótimo. Não tenho do que reclamar. Eu vim, peguei a senha e hoje fui atendida bem rápido. Agora está tudo resolvido”, contou a dona de casa.
Cláudia Márcia de Oliveira, da Codin, mora sozinha e foi atendida no Mutirão. A partir de uma portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), ela faz parte da família unipessoal. Então, as entrevistas para coleta de dados devem ser feitas no domicílio do indivíduo.
“Agora eu fico bem mais tranquila, porque sei que a equipe vai realizar uma visita e minha situação vai ser resolvida. Eu sou diarista, não tenho carteira assinada e no momento não posso ficar sem o benefício”, disse.
“Em Campos a gente tem em torno de 95 mil famílias cadastradas no CadÚnico, sendo que 20 mil são famílias unipessoais, ou seja, famílias com um componente apenas. Essas famílias procuram a gente nos mutirões e quando chegam na mesa do entrevistador, ele abre o sistema e identifica que o atendimento deve ser por visita. Fora o mutirão de visita previsto, as visitas acontecem regularmente”, explicou a diretora de Transferência de Renda e Combate à Fome, Kamila Oliveira, que é instrutora do CadÚnico no município.
Somente em 2025 foram realizados sete mutirões de atualização do Cadastro Único em diferentes pontos do município, atendendo mais de 10 mil pessoas. A última edição aconteceu em agosto, para as famílias referenciadas no Cras da Chatuba. Além dos mutirões, a população ainda pode solicitar o atendimento por meio de outras ações, como o Social + Perto. Também existe a opção de atualização por meio de agendamento on-line, procedimento que é aberto sempre ao final de cada mês para atendimento nos Cras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *