Festival Diversidades emociona Magé com arte, cultura e inclusão
Sorrisos, emoção e muita arte marcaram a última sexta-feira (26) em Magé, com a realização do Festival Diversidades, promovido pela Associação Pestalozzi de Magé. Com o tema “Arte que inclui, cultura que atrai”, o evento reuniu usuários da instituição, da APAE Magé, Pestalozzi de Niterói e de Guapimirim, familiares e o público em geral em um grande encontro de valorização da inclusão por meio da cultura.
O presidente da Pestalozzi, Dr. Gastão Cosate, destacou a importância do festival como resultado de um trabalho contínuo.
“A Pestalozzi oferta diversos serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e cultura, onde temos oficinas de teatro, música e dança. O Festival Diversidades mostra o fruto desse trabalho. Muitas pessoas não acreditavam que nossos atendidos fossem capazes de realizar essas apresentações, mas eles estão mostrando que podem sim, e isso emociona a todos nós”, afirmou.
A programação movimentou a quadra da instituição ao longo de todo o dia. Pela manhã, o professor André Alves, oficineiro de música, colocou o público para dançar, seguido por uma apresentação especial da oficina de dança com o professor Plínio Costa, que animou a plateia ao som de “Era Só Mais Um Silva”. Na sequência comandou um aulão coletivo.
Também se apresentaram o grupo de teatro Defensores da Alegria, comandado pela professora Eugênia Moraes. Sem falar na Companhia de Música Encantamentos e o grupo teatral APAExonados, da APAE Magé, que emocionou com um animado forró. O jovem Mateus Tosta, integrante do grupo, falou sobre a experiência:
“Eu achei muito legal. Conheci boas pessoas, me diverti. Nós temos deficiência? Sim, mas isso não é um empecilho. Podemos soltar pipa, jogar bola. Esse evento mostra que também podemos estar na cultura”, contou.
A programação também contou com roda de Capoterapia com o professor Raphael Barreto. A artista plástica Sônia Chiappini deu vida ao evento com sua obras de arte. E, para encerrar com chave de ouro, o show do sambista Gabrielzinho do Irajá e da passista Larissa Simões foi um espetáculo.
A coordenadora de projetos da Pestalozzi, Daiane Ignácio, ressaltou a importância do festival e da participação da instituição em editais de fomento.
“Esse projeto é maravilhoso porque mostra as atividades que realizamos diariamente e como a cultura promove inclusão. Com o incentivo do Governo do Estado, conseguimos oferecer um grande evento, reunindo diversas instituições parceiras em um momento de celebração”, destacou.
O Festival Diversidades é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).