Cláudio Castro leva agro fluminense ao maior fórum agroambiental do mundo
O governador Cláudio Castro abriu, na manhã desta quarta-feira (1º/10), a segunda edição do Rio+Agro, o maior fórum agroambiental do mundo, que acontece até sexta-feira (3/10), no Riocentro. O evento reúne delegações de 18 países, mais de 120 palestrantes, autoridades públicas, produtores rurais, cientistas, empresários e consumidores para discutir o futuro da segurança alimentar, hídrica e climática. Durante o evento, o governador destacou a importância da participação do estado no encontro.
– O Rio de Janeiro tem mostrado que é possível crescer e se desenvolver sem abrir mão da sustentabilidade. O Rio+Agro é a oportunidade de apresentar ao mundo a força da nossa agricultura familiar, a qualidade da nossa produção e as políticas públicas que temos implementado para modernizar o setor e valorizar os produtores fluminenses – enfatizou o governador.
Durante os três dias de programação, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento está presente com um espaço institucional voltado à promoção das potencialidades do agro fluminense. O estande reúne 24 produtores de diferentes regiões do estado, selecionados por suas práticas sustentáveis, sistemas produtivos diversificados e integração com pesquisa e inovação.
Os visitantes podem conhecer e degustar produtos típicos do Rio de Janeiro. Parte dos expositores é beneficiária do Agrofundo, programa estadual que oferece linhas de crédito com juros reduzidos, fortalecendo a capacidade produtiva e estimulando o desenvolvimento sustentável no campo.
O secretário de Agricultura, Dr. Flávio Ferreira, reforçou o papel estratégico do evento.
– O Rio+Agro é uma vitrine internacional para mostrar que o agro fluminense é sustentável, inovador e tem um papel fundamental no movimento global por segurança alimentar e climática – disse o secretário.
A pesquisa agropecuária fluminense também ganhou um espaço de destaque no encontro, por meio da Pesagro-Rio, empresa de pesquisa vinculada ao governo estadual. Na ocasião, a Pesagro-Rio apresentará projetos e resultados voltados à inovação e à transferência de tecnologia para o campo.
O presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques, também ressaltou a relevância da participação do Estado do Rio no Rio+Agro.
– Estar no Rio+Agro é reafirmar o compromisso da pesquisa agropecuária com a modernização do setor e fortalecer parcerias que aproximem ciência, produtores e sociedade – disse ele.
Com a missão de impulsionar a inovação, atrair investimentos e propor políticas públicas eficazes, o Rio+Agro busca construir, até 2027, um modelo integrado de desenvolvimento sustentável, alinhado às demandas do século XXI. Neste ano, o fórum terá um olhar especial para a tecnologia, inovação e o papel do Brasil nas agendas globais de segurança alimentar e combate às mudanças climáticas.
Corredores sustentáveis
A Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar também participa do evento com um estande. No local, o público pode conhecer corredores sustentáveis, iniciativa que permite o abastecimento de caminhões e ônibus com gás natural e biometano, reduzindo emissões e impulsionando a mobilidade verde.
Outra frente em destaque é a irradiação de alimentos, tecnologia que amplia a conservação e a qualidade dos produtos agrícolas, garantindo mais segurança e durabilidade ao consumo. Além disso, haverá uma ativação de agrivoltaico, modelo inovador que une a geração de energia solar com a produção agrícola, mostrando como o campo pode se beneficiar de soluções energéticas modernas e sustentáveis. A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor também estará no local do evento com um estande mostrando os serviços que oferece ao público.