1 de outubro de 2025
DESTAQUENotíciasNotícias 24hs

Operação mira expansão do Comando Vermelho pela Zona Sudoeste

Polícias Civil, Militar e o Ministério Público do Rio (MPRJ) cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão na Gardênia Azul e Cidade de Deus

As polícias Civil, Militar, em conjunto com o Ministério Público do Rio (MPRJ), realizam uma operação, na manhã desta segunda-feira (29), para coibir o avanço do Comando Vermelho pela Zona Sudoeste. As equipes cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão na Gardênia Azul e Cidade de Deus. Até o momento, 12 pessoas foram presas e um fuzil, pistola e drogas apreendidos.
Investigações da Polícia Civil e do MPRJ revelaram que a facção possui uma estrutura e núcleos armados na região. Segundo o apurado, a Gardênia e a Cidade de Deus possuem um papel fundamental na logística de expansão do CV na área.
Para isso, os criminosos usam a violência armada para expulsar moradores e intimidar a população local. Já contra as forças policiais, utilizam drones para monitorar as incursões.
A ofensiva tem como objetivo de prender as lideranças do grupo, assim como responsáveis por homicídios, ataques a agentes de segurança e graves violações à ordem pública.
Os mandados foram deferidos após provas colhidas em inquérito conduzido pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), 32ª DP (Taquara) e 41ª DP (Tanque), em atuação conjunta com Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRJ.
Participam da ação unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil (Ssinte), Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar (SSI), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), 18º BPM (Jacarepaguá), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e outras unidades da PM.

A operação conta ainda com o apoio da Polícia Civil do Estado do Pará, reforçando o caráter interestadual da ofensiva contra a facção criminosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *