Japari: Serviços Públicos e Inea realizam visitas técnicas para intervenções em bairros da cidade
A ação vai acontecer nos bairros Mucajá e Vila Planetária através do Limpa Rio Manual, Máquinas e Margens
A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMSP), em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizou nesta quinta-feira, (25), duas vistorias técnicas nos bairros Mucajá e Vila Planetária. As ações fazem parte do Programa Limpa Rio – Manual, Máquinas e Margens, que visa prevenir enchentes e melhorar o escoamento das águas nos pontos estratégicos do município.
Além de prevenir enchentes, a intervenção vai ampliar a segurança e promover mais qualidade de vida para os moradores das duas regiões. O trabalho inclui a recuperação das margens, limpeza de canais, poda, melhorias e manutenção de áreas públicas.
No bairro Mucajá, a equipe esteve na Rua São João Evangelista, onde o projeto prevê a construção de uma quadra poliesportiva, um parquinho infantil e uma academia ao ar livre. A iniciativa vai beneficiar diretamente crianças, jovens e famílias da comunidade, além de transformar um extenso terreno baldio em um espaço de convivência e lazer.
Já no bairro Vila Planetária, as atenções se voltaram para a Rua Sargento Manoel de Souza, onde a intervenção será em dois trechos e vai usar recursos manuais para a poda das margens e limpeza com máquinas no canal principal.
A secretária municipal de Serviços Públicos, Alessandra Guimarães, acompanhou toda a vistoria ao lado da equipe técnica do Inea e reforçou a importância da parceria.
“Esse é um trabalho que vai transformar a realidade da nossa população, tanto na prevenção de enchentes quanto na valorização dos espaços públicos. Agradeço ao secretário de Estado do Ambiente, Bernardo Rossi, pela constante parceria, que tem sido fundamental para que Japeri seja contemplada pelo Programa Limpa Rio”, destacou.
Estiveram presentes nas visitas o gerente da SEMSP, Rodrigo Moraes e os técnicos do Instituto Alex Paulo e Matheus Albuquerque.