Beija-Flor define samba-enredo; confira
Campeã do Carnaval 2025, a Beija-Flor anunciou, na madrugada desta sexta-feira (26), o resultado do concurso de samba-enredo para 2026, na quadra da agremiação, em Nilópolis. A direção da escola optou por unir duas obras: os sambas de número 1 e 39, que agora se tornam um só hino para embalar a comunidade na Marquês de Sapucaí.
“Fizemos um estudo minucioso, avaliando o melhor de cada uma das duas obras, entendendo a necessidade do projeto e também ouvindo a voz da nossa comunidade. A junção é um gesto de respeito ao talento dos compositores e um presente à Beija-Flor, que vai cantar na avenida com a força multiplicada dessa união”, destacou o presidente Almir Reis.
Logo após o anúncio do resultado, a versão oficial do samba foi apresentada pela primeira vez à comunidade, com os intérpretes Nino e Jessica Martin puxando o canto e a quadra inteira respondendo em coro, em um clima de emoção e celebração.
A junção foi definida após a final disputada, que reuniu milhares de torcedores e simpatizantes. O enredo de 2026, “Bembé”, presta homenagem à celebração centenária de matriz afro-brasileira realizada em Santo Amaro, na Bahia, símbolo de resistência, fé e cultura. A escola será a segunda a desfilar na segunda-feira de carnaval, 16 de fevereiro.
Os compositores que venceram a disputa foram Sidney de Pilares, Marquinhos Beija-Flor, Chacal do Sax, Cláudio Gladiador, Marcelo Lepiane, João Conga, Diego Oliveira, Diogo Rosa, Manolo, Julio Alves e Léo do Piso.
Famosos
A rainha de bateria da escola de Nilópolis, Lorena Raissa esteve presente. “Vamos com tudo, minha Beija-Flor”, vibrou a realeza, através de um post no Instagram. Para a ocasião, a beldade usou vestido com pedrarias douradas e pretas, além de transparências e recortes nos lugares certos.
Presidente da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), Gabriel David prestigiou o evento, acompanhado da mulher, a atriz Giovanna Lancellotti, uma das musas da escola. Ele é filho de Anísio Abraão David, presidente de honra da agremiação.
O influenciador digital Léo Picon e o empresário Enzo Celulari também estiveram presentes. Neguinho da Beija-Flor, que foi intérprete da escola durante 50 anos, anunciou a aposentadoria em 2025. No entanto, marcou presença e soltou a voz.
Conheça o samba-enredo da Beija-Flor 2026
Não me peça pra calar minha verdade
Pois a nossa liberdade não depende de papel
Em Santo Amaro, todo 13 de maio
Nossa ancestralidade é festejada à luz do céu
Ê ê João de Obá, griô sagrado
Ê ê herança viva no Mercado
Cantamos, saudamos a nossa fé
Às nações do candomblé
É sagrado o respeito!
Ressoam atabaques no axé funfun
Não tememos ataque algum
A rua ocupamos por direito!
Põe erva pra defumar
Um ebó pra proteger
Saraiéié Bokunan! Saraiéié!
Nosso povo é da encruza
Arte preta de terreiro
É mistura de cultura
Multidão de macumbeiro
O povo gira no xirê, a celebrar…
O axé se espalha em cada canto, em cada olhar
Transborda magia no toque do tambor
Das Yabás, o balaio e o amor…
Yemanjá Alodê no mar (no mar)
É D’Oxum toda beleza do ibá
É reza no corpo, é dança na alma
A rosa, a palma, o omolucum…
É Dona Canô de todo recanto
Evoco a Baixada de Todos os Santos!
Atabaque ecoou, liberdade que retumba
Isso aqui vai virar macumba!
Deixa girar que a rua virou rembé
Deixa girar que a rua virou rembé
O meu Egbé faz valor o seu lugar
Laroyê, Beija-Flor, Alafiá