Atletas de Itaguaí brilham no Sul-Americano de Jiu-Jitsu Inclusivo
O Projeto de Jiu-Jitsu Inclusivo do programa Itaguaí Ação, Esporte e Inclusão, mantido pela Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, foi destaque no Campeonato Sul-Americano Open da Sport Jiu-Jitsu South American Federation (SJJSAF), realizado no último domingo (21/09), no Cefan da Marinha, na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Ao todo, 28 atletas representaram o município, o maior número de participantes desde a criação do projeto, em 2022. Para garantir o deslocamento, a Secretaria Municipal de Transporte disponibilizou um ônibus que levou atletas e familiares até o local da competição.
Caráter inclusivo e conquistas
Reconhecido pelo caráter inclusivo, o campeonato reuniu atletas com síndrome de Down, autismo, síndrome do X frágil, entre outras condições. Foram 48 lutas programadas, que marcaram um evento histórico para o jiu-jitsu adaptado na região.
Entre os destaques da equipe de Itaguaí estão:
- Luana Regina (35 anos, autismo) – conquistou o cinturão;
- Gabriela Feijó (27 anos, síndrome de Down) – também levou o cinturão.
O evento também foi marcado pela graduação do professor André Seabra, idealizador do projeto e diretor do Jiu-Jitsu Inclusivo da SJJSAF, que recebeu o 6º grau da faixa preta. A homenagem celebrou seus 36 anos dedicados ao jiu-jitsu, sendo 24 deles como faixa preta.
Inclusão e superação
Com resultados expressivos e histórias de superação, a participação no Sul-Americano reforça o compromisso de Itaguaí em promover o esporte como ferramenta de inclusão social.