26 de setembro de 2025
Baixada FluminenseMunicípiosNilópolisNotícias

Nilópolis: Profissionais da Saúde participam de roda de conversa sobre Setembro Amarelo

Profissionais da área da saúde participaram da Roda de Conversa: ‘Se Precisar, Peça Ajuda’, realizada pelo Programa de Saúde e pelo Núcleo de Educação Permanente de Nilópolis. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (24/9) no auditório do Hospital e Maternidade Municipal Juscelino Kubitschek e teve como tema as sobrecargas enfrentadas no dia a dia e como elas afetam a saúde mental.

O objetivo da roda de conversa foi compartilhar experiências e buscar melhorar a saúde mental e o bem-estar no trabalho. Foram discutidas as sobrecargas e estresses vivenciados pelos trabalhadores da saúde, estratégias para lidar com a pressão, a conscientização sobre a importância da saúde mental, além de incentivar a busca por ajuda e apoio quando necessário.

Além dos temas debatidos, os profissionais participaram de uma dinâmica na qual seguraram uma bola amarela e escreveram uma palavra que representasse a sobrecarga que eles passam no dia a dia. Ao final, ouviram a música “Epitáfio”, da banda Titãs, interpretada como um convite para sair da rotina e viver uma vida com mais sentido, com menos apego às questões materiais e valorizar os detalhes.

Diretora do CAPS II Espaço Vivo há quatro anos, Cláudia Milene destacou a importância da escuta. “É importante o profissional da saúde ter esse entendimento da saúde mental. Sofrimento psíquico não é brincadeira. Tudo que liga ao sofrimento não é piada. Hoje, no município, nós atendemos toda essa demanda de tentativa de suicídio. Não é frescura, não é brincadeira, nem modinha. Sofrimento precisa ser escutado.”

A subsecretária de Saúde, Priscila Garcia, participou da roda de conversa e agradeceu aos profissionais do município. “A gente sabe das dificuldades que o município tem, mas eu costumo dizer que o município de Nilópolis tem os melhores profissionais, que, mesmo diante da dificuldade, diante da luta, não correm, sempre estão ali fazendo o trabalho.”

Centro de Valorização da Vida – CVV

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype e e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *