Ministério da Saúde em visita técnica a Mesquita
Equipe Nacional de Validação esteve na cidade para avaliar panorama epidemiológico do município, com o objetivo de reconhecer o certificado de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV
Mesquita recebeu a visita técnica da Equipe Nacional de Validação, do Ministério da Saúde, responsável pelo processo de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatite B. O objetivo foi avaliar o panorama epidemiológico do município e verificar os avanços nos serviços de saúde e nas implementações estratégicas que promovem a prevenção da transmissão vertical, isto é, quando uma doença é transmitida de mãe para filho. Para isso, a equipe passou por diferentes equipamentos da Saúde do município, candidato ao Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV.
Em agenda que começou com um encontro no Centro de Controle Operacional da Saúde de Mesquita, o grupo se reuniu com autoridades municipais, representantes da sociedade civil e das áreas da Saúde e Planejamento da administração pública para uma conversa que contou com uma breve contextualização do processo de certificação do qual o município participa. A equipe do Ministério da Saúde iniciou a reunião apresentando quais são os indicadores necessários para receber o reconhecimento, assim como os estados e municípios que já têm o selo. Para obter a certificação, Mesquita reuniu, desde 2022, dados sobre pré-natal, testagens, tratamentos e vacinação, que foram enviados ao Estado para serem analisados. Após reconhecimento, o relatório foi encaminhado ao Ministério da Saúde, que, por meio da Equipe Nacional de Validação, realiza as visitas técnicas para avaliar se os números apresentados estão de acordo com a realidade local.
Na apresentação realizada pelo município, foram apresentadas informações sobre a região e o cenário referente ao enfrentamento do HIV, além da organização dos serviços de Atenção Básica e Especializada e a centralização e descentralização dos tratamentos das infecções. A reunião valorizou a importância das ações de saúde e direitos humanos chegarem de maneira eficaz aos grupos mais vulneráveis, dando ênfase também a iniciativas de capacitação dos profissionais da Saúde e Assistência.
“Quando assumi a gestão da Saúde no município, nada funcionava corretamente. Hoje, Mesquita conta com 100% de cobertura da Atenção Primária à Saúde. Isso significa que conseguimos acompanhar de forma integrada toda a saúde da população. Contamos com uma estrutura completa, com laboratórios bem equipados e parcerias estratégicas com instituições de saúde, permitindo resultados rápidos. Os exames, por exemplo, têm resultado em até 48 horas e os pacientes recebem as informações de forma ágil. Apesar dos desafios, nossa gestão segue firme na missão de oferecer serviços de qualidade”, declarou o secretário municipal de Saúde, Dr. Emerson Trindade.
Além disso, foi apresentado um levantamento sobre os casos e atendimentos relacionados a gestantes e recém-nascidos, com dados que destacaram os avanços na promoção de saúde e na garantia de tratamento adequado em casos diagnosticados, além do acompanhamento integral dos recém-nascidos expostos às infecções. O trabalho integrado com a Assistência Social também foi lembrado durante a conversa, uma vez que os seis Centros de Referência em Assistência Social do município atuam como porta de entrada para gestantes e famílias em vulnerabilidade. Através da Assistência, são promovidos encontros mensais com orientações de saúde, apoio psicológico e fornecimento de benefícios como leite, fraldas e itens de higiene.
“Nos dedicamos a garantir que cada gestante tenha acesso a um acompanhamento adequado e que os recém-nascidos expostos recebam cuidado integral. Receber a Equipe Nacional de Validação é uma oportunidade de mostrar o trabalho contínuo que realizamos em Mesquita. Desde 2022, reunimos dados detalhados sobre acompanhamentos, tratamentos e vacinação, estudando diversas vezes para que cada informação esteja alinhada à realidade do município”, explicou o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Sílvio Diniz.
Para finalizar a agenda do dia, o grupo conheceu mais a fundo as dependências da Clínica da Família São José, inaugurada em agosto, com explicações sobre o funcionamento da unidade e os serviços oferecidos. Em seguida, a equipe se dirigiu ao gabinete do prefeito, na sede da prefeitura municipal, onde conversou com o secretário municipal de Relações Institucionais, Jorge Miranda. No gabinete, os visitantes tiveram contato com diferentes sistemas de informações, métricas e estatísticas da gestão municipal, além de conhecerem as inovações do município no que tange ao atendimento e à escuta ativa da opinião do morador.
“Cada informação que analisamos é um passo para uma gestão mais eficiente e transparente. Trabalhamos em cima de indicadores e consideramos as pesquisas de satisfação em nossas unidades de saúde. Nosso trabalho em análise de dados vai além da simples coleta: buscamos entender a origem e a qualidade das informações e transformá-las em decisões estratégicas que realmente impactem a vida da população”, defende Jorge.