Secretaria de Saúde de Belford Roxo promove capacitação alusiva ao Setembro Verde para servidores na Uniabeu
O evento contou com uma apresentação de balé de alunos com deficiência, Aílton e Helen, que arrancou muitos aplausos
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, através da Coordenação do Grupo Técnico de Equidade de Saúde, nesta quarta-feira (24/09), um evento de capacitação alusivo ao “Setembro Verde”, mês dedicado a conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência. A campanha visa dar visibilidade à causa e combater o preconceito e a exclusão. A iniciativa dentro da Programação Especial “Conscientiza Sobre a Inclusão das Pessoas com Deficiência”, aconteceu no Anfiteatro da Universidade Uniabeu e contou com a participação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, além de administradores que atuam na rede municipal de saúde.
“Parabenizo a todos pela presença. Com o comando e seguindo as diretrizes do prefeito Márcio Canella, estamos trabalhando para entregar uma saúde de qualidade para os moradores. Muitas coisas já foram feitas e mudaram bastante em vários princípios. E fico muito feliz com essa iniciativa, o Setembro Verde, para que todos tenham uma conscientização sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência”, disse o secretário municipal de Saúde, Eduardo Feital.
Dia muito especial
A coordenadora técnica de Equidade, Dayane Brito, comandou o evento que teve como pontapé inicial, uma apresentação de balé de alunos com deficiência, Aílton e Helen, que arrancou muitos aplausos. A dupla participa ativamente das aulas ministradas pela professora neuroatípica, terapeuta e teóloga, Lorraine Oliveira, com ações de inclusão e acessibilidade através da dança. Ao término da apresentação, os dois dançarinos receberam certificados de participação.
“Hoje é um dia muito especial, não somente mais uma capacitação. Um momento de transformação que nos permite olhar além das rotinas e protocolos, e enxergar aquilo que é a essência do nosso trabalho, o cuidado humano, integral e inclusivo. Que possamos sair desse encontro, não apenas com mais conhecimento, mas com o coração tocado com a certeza de que cada vida importa e que cada pessoa merece ser vista, acolhida e respeitada”, destacou a coordenadora Dayane Brito, ao lado da coordenadora municipal de Atenção Primária em Saúde, Raquel Silva e demais coordenadores.
Lei Brasileira de Inclusão
O advogado Sidnei Lima, da Ordem dos Advogados (OAB-RJ), seção Belford Roxo, com atuação na área de direitos para Pessoas com Deficiência (PCD), abordou em sua palestra a “Lei Brasileira de Inclusão” que visa garantir o pleno exercício dos direitos e liberdades fundamentais de pessoas com deficiência, promovendo sua inclusão social e cidadania
Os participantes ainda desfrutaram de uma aula laboral comandada por Lorraine Oliveira e uma mesa redonda com debate de mães atípicas abordou experiências no atendimento. O fisioterapeuta Umberto Caldas e o educador físico Estefano Amaral palestraram sobre o Direito à Saúde da Pessoa Com Deficiência.
Para encerrar, a profissional de saúde e coordenadora Juliete, do Centro de Reabilitação Neuroatípico da Piam, contou suas vivências e dificuldades no atendimento. E ainda houve tempo para a participação do menino John, contador de história criança atípica não verbal, que desenvolveu a fala e hoje é contador de história infantil, além de uma oficina prática com uma profissional bilíngue em libras/português.