26 de setembro de 2025
Baixada FluminenseBelford RoxoNotíciasNotícias 24hs

Professora de Belford Roxo participa da Etapa regional do Prêmio Magda Soares

Belford Roxo participa nesta quinta-feira (25-09) da Etapa Regional do Prêmio Magda Soares, que será realizado na Unigranrio, em Duque de Caxias, a partir das 8h. O município será representado pela professora Naíla do Nascimento Amorim, da Escola Municipal José Pinto Teixeira. Ela se classificou na Etapa Municipal com o trabalho “Vamos Brincar de Ler”, que alcançou 95 pontos na categoria classe 1 – alfabetização. Além de Belford Roxo, mais nove municípios da Baixada Fluminense disputam a  Etapa Regional.

Lecionando para 44 alunos (21 no turno da manhã e 23 à tarde) do primeiro ano, a professora Naíla do Nascimento explicou que sentia a necessidade de ver as crianças alfabetizadas no tempo pré-determinado. “Conheço casos de crianças que chegam ao quarto ano sem saber escrever o próprio nome”, contou a professora.

Recompensa com avanço dos alunos

Naíla do Nascimento relatou que o projeto “Vamos Brincar de Ler” é uma proposta de alfabetização desenvolvida nas turmas 101 e 102, do 1° ano de escolaridade da Escola Municipal José Pinto Teixeira. A proposta consiste no desenvolvimento de atividades práticas, envolvendo jogos e dinâmicas que atraem a atenção dos alunos que “brincam” de ler todos os dias. “Utilizo jogos, músicas, fonética, joguinhos e contação de histórias. Temos crianças que já sabem escrever o próprio nome todo e outras que sabem ler e escrever. O bom é que eles (alunos) se ajudam e avançaram muito na leitura. Independente do resultado do prêmio, já me sinto recompensada em poder mudar a vida dos alunos”, relatou a professora.

Alunos já sabem ler

Alunos da turma 101 da professora Naíla, Erick Alves e Alycia Salete, ambos de 7 anos, são dois exemplos do sucesso do projeto “Brincar de Ler”. “Eu faço dever, brinco e sei ler. Essa semana contei a história chamada Eu te disse”, resumiu o aluno. “Eu já leio para a minha mãe e para a vó”, vibrou Alycia. “Chegamos ao final do 1° semestre já com alunos lendo palavras, frases e até pequenos textos. Os livros de literatura são outros recursos bastante explorados em sala de aula, estimulando a imaginação através das histórias infantis”, complementou Naíla.

Secretária destaca a importância do trabalho

A secretária municipal de Educação, Sheila Boechat, destacou que a participação da Escola Municipal José Pinto Teixeira no Prêmio Magda Soares representa um marco de orgulho para Belford Roxo.

“Quero parabenizar a professora Naíla do Nascimento e toda a equipe da escola pelo excelente trabalho que vêm desenvolvendo. Quando assumimos a gestão, encontramos uma rede educacional fragilizada em muitos aspectos, mas, com empenho e dedicação, temos avançado de forma consistente, superando desafios para garantir uma educação pública cada vez mais digna e de qualidade”, disse a secretária.

Obras de referência nacional

Na avaliação da secretária, o prêmio carrega o nome de uma célebre educadora consagrada, autora de importantes obras e referência nacional no campo da alfabetização. “E, por isso, traz consigo uma imensa responsabilidade que está intimamente ligada ao trabalho que estamos desenvolvendo. Ensinar a ler, a escrever e a fazer uso social dessas habilidades é um de nossos compromissos com cada estudante da rede. Os desafios são muitos, entretanto, estamos trilhando o caminho certo. Belford Roxo está alcançando, passo a passo, os objetivos que sempre sonhamos para a nossa educação. Parabéns, professora Naíla! Parabéns, Escola Municipal José Pinto Teixeira! Parabéns, Educação de Belford Roxo!”, afirmou a secretária.

Diretora vibra com o projeto

Vibrando com o sucesso do projeto, a diretora Vera Lúcia Martins, acentuou que o “Vamos Brincar de Ler” aumenta a responsabilidade de as pessoas reconhecerem a importância do processo de alfabetização. “O método utiliza recursos lúdicos para despertar nas crianças o hábito da leitura”, argumentou Vera Lúcia.

O diretor do Ensino Fundamental I – Anos Iniciais, Pedro Júlio Almeida Neto, explicou que para a Etapa Municipal, a Secretaria de Educação montou um edital para que professores interessados divulgassem as boas práticas na Educação. “Foram 20 inscrições e foram selecionados três projetos. O da Naíla ficou em 1º. Paloma Silva, da José Mariano dos Passos, em 2º, e Samara dos Santos, da Waldemiro José Teixeira, em 3º. Nossa expectativa é grande para o prêmio”, relatou Pedro Júlio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *