27 de setembro de 2025
Baixada FluminenseBelford RoxoNotíciasNotícias 24hs

Hospital Infantil de Belford Roxo promove evento do Setembro Amarelo no Parque dos Ferreiras

O Hospital Infantil de Belford Roxo promoveu, nesta terça-feira (23/09), um evento alusivo ao Setembro Amarelo – Mês de Conscientização Sobre Transtornos Mentais e Prevenção ao Suicídio – para os funcionários da unidade municipal localizada no Parque dos Ferreiras. Durante a manhã, foram realizadas rodas de conversa, dinâmicas e palestras sobre a valorização da vida, preservação da saúde mental e da depressão para os profissionais de saúde e de todas as áreas.

Origem do Setembro Amarelo

O diretor de Enfermagem do Hospital Infantil, Gustavo Gonçalves, fez uma breve explanação sobre a origem do Setembro Amarelo, quando em 1994, um jovem americano de 17 anos, Mike Emme, tirou a própria vida em seu Mustang 1968 amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espalhando mundo afora. O carro era um Mustang 68, restaurado e pintado de amarelo pelo próprio Mike. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio.

Valorização da vida

“A ideia dessa ação hoje para os funcionários, são para pessoas que estão em um ambiente de promoção de saúde. É essencial essa roda de conversa como suporte para os profissionais de saúde. O Setembro Amarelo não visa só à prevenção ao suicídio, mas também a valorização da vida. É valorizar antes. Precisamos pensar na psicologia como uma prevenção, ainda mais para profissionais de saúde que lidam com crianças que precisam desse acolhimento”, disse a psicóloga da unidade, Ana Caroline.

Além de toda a decoração com bolas de gás e cartazes em referência ao Setembro Amarelo, os profissionais de saúde e o corpo técnico participaram de duas dinâmicas interessantes sobre o tema. Na primeira, entre eles, os servidores contavam passagens e momentos de superação em suas vidas e recebiam em troca mensagens de apoio dos colegas. Na segunda dinâmica, todos os participantes retiraram mensagens positivas e inspiradoras e direcionaram entre eles.

História de vida

“Nem gosto muito de falar, até tentei fugir dessa dinâmica (rindo). Mas, foi inspirador e importante contar minha história de vida. Passei por muitas superações ao longo da vida”, disse a emocionada auxiliar de serviços gerais, Léa Mendes, de 49 anos, que arrancou calorosos aplausos dos colegas de trabalho.

O encerramento do evento contou com uma mensagem do Diretor Municipal de Saúde, Felipe Monteiro, que ressaltou os avanços e o fortalecimento da saúde de Belford Roxo, na gestão atual do prefeito Márcio Canella e do secretário municipal de Saúde, Eduardo Feital, e no reconhecimento ao desempenho dos profissionais que atuam em todas as unidades de saúde do município.

Todos iguais

“Importante que possamos andar unidos, independente do cargo de qualquer profissional. Somos todos iguais. Todo mundo tem sua importância na função que exerce dentro do Hospital Infantil. É uma engrenagem que precisa estar em perfeita união para termos uma saúde de qualidade em Belford Roxo. Parabéns a toda a direção e coordenadores dessa unidade e aos funcionários. Ninguém larga a mão de ninguém!”, destacou o diretor Felipe Monteiro.

Ao término, os profissionais de saúde desfrutaram de um delicioso café da manhã organizado pela direção do Hospital Infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *