Alunos de escola estadual do Rio de Janeiro embarcam para Alemanha com emprego garantido após curso de enfermagem em hospital
Jovens terão auxílio-moradia, bolsa de estudos e contrato de trabalho
Imagina concluir o Ensino Médio, ter a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho europeu, por meio de um intercâmbio, e ganhar uma bolsa de estudo para formação técnica. Este sonho vai virar realidade para 15 alunos do Colégio Estadual Professora Eliane Martins Dantas – Intercultural Brasil-Alemanha, de Vista Alegre, na Zona Norte do Rio. Eles embarcaram neste domingo (21/09), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, rumo a Cottbus, na Alemanha, onde vão iniciar um curso de três anos de Ensino Técnico em Enfermagem e, ao mesmo tempo, trabalhar. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), o Goethe-Institut Rio de Janeiro, a Agência Federal do Trabalho alemã e a Universidade Médica de Lausitz-Carl Thiem, na cidade alemã.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, destaca a importância das escolas interculturais e da realização de intercâmbio para o futuro dos jovens.
– Ao longo dos últimos três anos, esses alunos estão sendo preparados para atuarem no mercado de trabalho, seja aqui no Brasil ou em qualquer país. Nessas escolas, temos aulas de alemão, e eles vivenciam a cultura alemã, além de aprenderem outras disciplinas, claro, como as relacionadas ao tema da sustentabilidade. Desejo muita sorte para os nossos alunos nesta jornada – diz a secretária.