21 de setembro de 2025
Baixada FluminenseJaperiMunicípiosNotícias

Entrevistadores sociais iniciam visitas domiciliares em Japeri

Profissionais da Secretaria de Assistência Social já estão nos bairros para aproximar o SUAS da população

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), deu início nesta sexta-feira, (19), ao trabalho de campo dos novos entrevistadores sociais. Após duas semanas de capacitação e treinamento em técnicas de abordagem e pesquisa, as equipes começaram as visitas domiciliares pelo bairro Citrópolis, reforçando a presença do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos territórios.

Com tablets, crachás e camisetas de identificação, os 15 entrevistadores estão preparados para ouvir a população, coletar informações e facilitar o acesso da comunidade aos serviços socioassistenciais. A ação contou com a supervisão do coordenador do Cadastro Único, Thiago Nunes, e da coordenadora de equipe Suelen Morethsson.

Moradora de Citrópolis, Maria Suzana foi uma das primeiras a receber a visita e ao lado do filho aprovou o trabalho das equipes neste formato de visitação. Já Eduardo Henrique Nogueira, que vive sozinho em um terreno da família, reforçou a importância da visitação e convidou a população a abrir as portas para os profissionais. “Quero dizer para a população receber as equipes. Vieram aqui na minha casa, são pessoas educadas,  aptas e me atenderam sem que eu precisasse sair de casa. Meu cadastro já está atualizado”, afirmou.

A entrevistadora Roberta Baptista aproveitou para alertar os moradores: “Fiquem atentos, em breve podem ouvir um ‘toc-toc’ no seu portão. Somos nós, os entrevistadores sociais”, brincou ao passar por um grupo de conversava na calçada. 

Acompanhando o processo de inserção das equipes, o secretário municipal de Assistência Social, Walter Trajano, destacou a relevância da função. “Trabalhar com assistência social exige sensibilidade, empatia e compromisso. O sucesso desse trabalho passa pelas mãos de vocês, pelo serviço que prestam não apenas à gestão, mas ao cidadão japeriense”, afirmou.

As visitas seguirão por outros bairros da cidade, ampliando o alcance da política pública de assistência social e garantindo que ninguém fique de fora.

Município integra ação nacional para alcançar famílias vulneráveis e qualificar dados do sistema

Os novos entrevistadores sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) fazem parte de uma estratégia do Governo Federal, por meio do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único de Assistência Social (PROCAD-SUAS), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

A iniciativa tem como principal objetivo regularizar e qualificar os dados do Cadastro Único, além de garantir que segmentos vulneráveis da população, como pessoas em situação de rua e povos indígenas, não fiquem de fora dos programas sociais.

Em Japeri, o trabalho está sendo executado com equipes formadas a partir de um processo seletivo com pontuação classificatória, seguido de oficinas de Busca Ativa e capacitação dos entrevistadores e dos operadores do sistema. No total, 15 profissionais foram qualificados para realizar visitas e identificar registros inconsistentes, com foco especial em cadastros unipessoais e famílias de alta vulnerabilidade.

Com a atuação dos entrevistadores, a Semas espera requalificar sua base de dados, ampliar o alcance do Cadastro Único e fortalecer a rede de proteção social no município, garantindo acesso mais eficiente e humanizado aos direitos sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *