Belford Roxo: Policlínica Neuza Goulart Brizola realiza evento do ‘Setembro Amarelo’ para pacientes e servidores no Centro
A Policlínica Regional Neuza Goulart Brizola realizou um evento alusivo ao “Setembro Amarelo”, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a participação do secretário de Saúde, Eduardo Feital. A iniciativa teve como objetivo orientar os pacientes e funcionários sobre a importância da saúde mental e da prevenção do suicídio, promovendo um espaço de diálogo e informação.
O “Setembro Amarelo” é uma campanha de nível nacional, que tem como meta sensibilizar e informar a sociedade sobre essa fundamental questão de saúde pública.
“Esta iniciativa mostra que o prefeito Márcio Canella se preocupa com a saúde, e busca o bem-estar para a população, em todas as áreas, sempre trazendo melhorias para Belford Roxo. A campanha Setembro Amarelo é um alerta. Não podemos deixar de pedir a proteção a Deus para nós e a nossa família”, disse o secretário Eduardo Feital, ao lado do gerente da Policlínica Neuza Brizola, Avelino Ribeiro.
Dezenas de pessoas
O encontro contou com dezenas de pessoas, entre profissionais, pacientes e visitantes e foi conduzido pela enfermeira Tatiane Monique, que falou sobre a importância de estarmos atentos sobre os sinais que podem indicar o suicídio e a necessidade do diálogo que pode ajudar a evitar esse ato de desespero e solidão.
A psiquiatra Ana Beatriz reforçou que as pessoas têm que procurar ajuda e não podem se calar. E disponibilizou os dias de atendimento, caso alguém precise de cuidados.
As psicólogas Tania e Quênia fizeram abordagens sobre a necessidade da ajuda e das questões que podem levar ao suicídio. Em seguida foram realizadas dinâmicas, para valorizar a vida e as relações interpessoais para evitar o isolamento. No final, todos cantaram a música do cantor Gonzaguinha “O que é, o que é”, além de um delicioso café da manhã e receberam brindes.