Mais de 100 alunos da Rede Municipal de Japeri participam do projeto Sinta o Som
A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com o IBME, NTS e combina oficinas de instrumentos recicláveis, conscientização ambiental e apresentações musicais
Mais de 100 alunos da Rede Municipal participaram, nesta quinta-feira (18), de uma manhã especial na quadra do Nova Belém. O projeto Sinta o Som levou música, brincadeiras e oficinas criativas que uniram diversão, aprendizado e consciência ambiental.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) e o patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste (NTS), por meio da Lei Federal de Incentivo à cultura.
Com sacolas plásticas, copos, colheres, pedaços de madeira e tampinhas de garrafa, estudantes das escolas Darcílio Ayres Raunheititt, Dom Adriano Hipólito de Oliveira, Frei Maurício Viann, Pastor Aristides Arruda e Pastor Idalécio transformaram materiais recicláveis em chocalhos, claves e tambores. O objetivo foi proporcionar às crianças uma experiência musical ativa e lúdica.
A secretária municipal de Educação, Caroline Ontiveros, destacou a importância da ação. “A atividade trouxe conscientização ambiental, uso de materiais recicláveis e, principalmente, o contato das crianças com a música. Estamos muito felizes com esta parceria. É mais uma conquista para a Educação de Japeri”, afirmou.
Já a professora formadora do projeto, Renata Cristina Sousa dos Santos, ressaltou o caráter pedagógico da iniciativa. “Trabalhamos a conscientização ambiental de forma lúdica, incentivando as crianças a protegerem a natureza por meio da música. A criação de instrumentos com materiais reaproveitados amplia o olhar para a sustentabilidade, além de estimular a coordenação motora, a socialização e o repertório cultural.”
Entre Rios, Mares e Oceanos
O espetáculo Entre Rios, Mares e Oceanos levou o público a uma jornada sensorial que uniu música, teatro e educação ambiental. No palco, um velho pescador ensinou a importância de cuidar das águas poluídas, embalado por canções inspiradas no universo marítimo e em artistas como Dorival Caymmi, Lia de Itamaracá e Tom Jobim.
Música e reciclagem como ferramentas de ensino
O Sinta o Som busca enriquecer a formação dos estudantes fora do horário regular de aula, utilizando cantigas populares, animações, jogos rítmicos e oficinas de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis.
Para a professora Claudinei Peixoto, da Escola Municipal Dom Adriano Hipólito, que atua há 25 anos na rede, a experiência foi marcante.“Foi uma vivência muito rica. A arte e a música foram apresentadas de uma forma diferente. Chamou a atenção dos alunos e ampliou o interesse pela aprendizagem”, contou
Vozes dos alunos
As crianças aprovaram a experiência. Sofia Vitória Ferreira Lopes, 9 anos, estudante do 4º ano da E.M. Dom Adriano Hipólito, afirmou. “Gostei muito! Nunca tinha participado de uma atividade assim. Adorei os instrumentos feitos com coisas que iriam para o lixo”, contou.
Já Rafaela Silva Almeida, também de 9 anos e aluna do 4º ano, vibrou com uma das músicas tocadas. “Gostei da parte do hino do Flamengo, foi muito legal. Como sou flamenguista, fiquei muito feliz”‘, disse.
Arte, educação e impacto social
Criado em 2018, o Sinta o Som já alcançou mais de 7 mil professores e milhares de estudantes da rede pública do Rio de Janeiro, inclusive em formato remoto durante a pandemia.