18 de setembro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Forças de Segurança do Estado realizam ações contra grupo criminoso que invadiu hospital da Zona Oeste


O responsável pelos disparos contra a vítima já foi identificado

As forças de segurança estaduais realizam ações de combate ao grupo criminoso que invadiu o Hospital Municipal Pedro II, na Zona Oeste do Rio. A Polícia Militar atua, nesta quinta-feira (18/09), na comunidade do Gouveia, em Santa Cruz, após o setor de inteligência apontar que a organização é desta localidade. Em paralelo, a Polícia Civil já identificou um dos envolvidos no ataque, apontado por orquestrar a invasão e atirar contra a vítima, que estava internada. O criminoso já foi preso em 2017 pela Delegacia de Homicídios e, atualmente, é investigado pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA).
 
Durante coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, falou das ações das forças de segurança e desmentiu informações sobre o número de ocorrências em unidades de saúde.
 
–  A região onde ocorreu o fato vem, há muito tempo, recebendo a atenção da secretaria com operações constantes contra a milícia. Se alguém quer ajudar as polícias, que faça isso, mas não com declarações irresponsáveis que causam insegurança na população. Essa ação é inaceitável e terá uma resposta firme das forças de segurança – declarou o secretário.
 
A Polícia Militar, baseada em dados de inteligência, busca prender os criminosos envolvidos. O secretário Marcelo de Menezes pontuou a integração entre as forças de segurança.
 
–  A Polícia Militar dará uma resposta dura, juntamente com a Polícia Civil. Nós mantemos uma interlocução permanente com os hospitais do município. Segurança pública se faz com união – disse Menezes.
 
A Polícia Civil informou que a investigação está a cargo da 36ªDP (Santa Cruz), com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). O inquérito já permitiu a identificação do principal autor dos disparos contra a vítima que está internada. Diversas diligências estão em andamento para localizar e prender todos os envolvidos.
 
–  A Polícia Civil tem um grande histórico no combate à milícia. Desde o início do governo Cláudio Castro já foram 2 mil milicianos presos, além de grandes nomes de lideranças das milícias que foram presas ou neutralizadas. É muito importante ter responsabilidade e cuidado com o que é dito para a população – afirmou o secretário de Estado da Polícia Civil, Felipe Curi.
 
A Secretaria de Segurança Pública do Rio reforça que todas as forças policiais estão mobilizadas para garantir a segurança da população e assegurar que os responsáveis sejam levados à Justiça.
 
Produtividade policial em alta
 
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que a produtividade das polícias Civil e Militar está em alta. No acumulado do ano, as forças de segurança realizaram 16.703 apreensões de drogas, aumento de 1,4% em relação ao mesmo período de 2024 — uma média de 69 por dia, assim como a recuperação de veículos: foram 11.501 em 2025, contra 11.282 de janeiro a agosto de 2024, crescimento de 2%. Entre janeiro e agosto de 2025, ainda foram retiradas das ruas 4.066 armas de fogo, com média de 16 por dia, sendo 518 fuzis, o que corresponde a cerca de 2 apreensões diárias. Além disso, no acumulado do ano, os agentes de segurança efetuaram 28.139 prisões em flagrante, uma média de 116 por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *