Sustentabilidade, Arte e Educação: 7ª Edição do Festival Livmundi promove mais de 60 atividades gratuitas no Museu de Arte Moderna do Rio
De cortejo de maracatu a shows, rodas de conversa, cinema, oficinas e intervenções artísticas, o LivMundi reúne nomes como Zé Ibarra, Giovanna Nader, Sônia Bridi, Padre Julio Lancellotti, Geni Núñez e Rodrigo França;
Patrocinado pela Enel Rio, o festival acontece nos dias 20 e 21 de setembro.
Nos dias 20 e 21 de setembro, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) recebe a 7ª edição do Festival LivMundi, um dos maiores encontros dedicados à promoção da vida sustentável no Brasil. Com mais de 60 atividades gratuitas, o festival, que tem como tema “Dança das Águas”, propõe uma imersão que conecta sustentabilidade, arte, educação, bem-estar, territórios e ecossistemas às margens da Baía de Guanabara.
Entre cortejos de maracatu, oficinas de percussão e dança afro-diaspórica, rodas de conversa, cinema, intervenções artísticas e práticas de bem-estar, a programação reúne nomes como Zé Ibarra, Giovanna Nader, Sônia Bridi, Padre Julio Lancellotti, Geni Núñez, Rodrigo França e outros.
Os diálogos contarão com debates sobre ancestralidade, espiritualidade, inteligência artificial, justiça climática, oceanos e a COP 30. Oficinas e atividades ao ar livre convidarão o público a experimentar dança, música, artes visuais, práticas de cuidado e brincadeiras infantis. Performances artísticas, como o cortejo dos Tambores de Olokun e o show de Zé Ibarra, celebram a potência da arte como encontro coletivo.
O cinema traz obras que estimulam a imaginação e aprofundam debates socioambientais, sendo um deles a websérie original “A Baía que nos Conecta”. As feiras gastronômica e de moda sustentável reúnem produtores e marcas autorais, reforçando a economia criativa local.
As crianças também poderão participar, mergulhando nas brincadeiras tradicionais brasileiras, que resgatam cantigas e jogos afro-indígenas, que combinam percussão, histórias, musicalidade ancestral e oficinas.
O festival conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio do MAM Rio e da ESPM.
“O LivMundi nos lembra que sustentabilidade é um tema coletivo, que precisa ser um compromisso de toda a sociedade. Para a Enel Rio, fazer parte deste diálogo que promove a conexão entre pessoas, territórios e a natureza é uma forma de reafirmar a nossa missão de contribuir para uma transição energética mais justa e sustentável, alinhada aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Acreditamos que arte, cultura e diálogo têm papéis fundamentais na transformação da sociedade”, disse Hélio Muniz, Diretor de Comunicação da Enel no Brasil.
Enel Rio: Mais de 80 projetos culturais e esportivos incentivados
A Enel Rio é a maior patrocinadora de projetos culturais e esportivos no estado, por meio das leis de incentivo. No último ano, a distribuidora investiu mais de R$ 94 milhões em 87 iniciativas que beneficiaram cerca de 650 mil pessoas.
7ª Festival LivMundi
Data: Sábado (20) – das 9h30 às 21h
Domingo (21) – das 9h às 19h
Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM)
Entrada: Os ingressos estão disponíveis gratuitamente pelo site livmundi.com e pela plataforma Sympla.
Programação completa: Site https://livmundi.com/programacao