18 de setembro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Polícia Civil realiza operação de combate à prática de crimes por integrantes de torcidas organizadas

 
Agentes da DRACO cumprem 39 mandados de busca e apreensão. Até o momento, dois homens foram presos


O Governo do Estado, por meio da Polícia Civil, realiza a “Operação Pax Stadium”, nesta quinta-feira (18/09), para combater a prática de crimes por integrantes de torcidas organizadas. Os agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) cumprem mandados de busca e apreensão contra 39 alvos em diversos endereços, incluindo as sedes das principais torcidas do Rio. Até o momento, dois homens foram presos em flagrante, um deles após entrar em confronto com os agentes, e o outro, alvo da operação, com uma arma de fogo.

– Seremos firmes contra esses criminosos, que se disfarçam de torcedores para tumultuar os eventos esportivos e tirar a paz da nossa população. As pessoas merecem usufruir do seu tempo de lazer com segurança. Não vamos deixar que essa situação continue, vamos seguir intensificando as ações para coibir esse tipo de violência no Rio de Janeiro – destacou o governador Cláudio Castro.

A investigação, que contou com o apoio do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe) da Polícia Militar, mira criminosos que se passam por torcedores para praticar delitos violentos, incluindo roubos e homicídios. Não se trata de combate às torcidas organizadas, cuja existência é prevista por lei.

Esses criminosos investigados se utilizam de redes sociais para marcar confrontos, cujos resultados vêm se agravando, com casos recentes de feridos e mortes. A ação visa a obter maiores subsídios para identificar as organizações criminosas inseridas nas torcidas.

Participam da operação desta quinta, juntamente com a Draco, agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e dos Departamentos-Gerais de Polícia Especializada (DGPE) e da Capital (DGPC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *