Festival de Artes de Nova Iguaçu terá eventos em escolas e equipamento para idosos
Música, artes plásticas, literatura, dança e cinema são os destaques da segunda semana do III Festival de Artes de Nova Iguaçu. Lançado na última quarta-feira (10), no Complexo Cultural Mário Marques, o festival oferece atividades culturais gratuitas a diferentes públicos. Desta vez, a programação será realizada em um equipamento para idosos iguaçuanos e também em duas escolas da cidade.
Nesta quinta-feira (18), a partir das 9h30, o Espaço Municipal da Terceira Idade (ESMUTI), no bairro da Luz, recebe três atrações. O evento levará o público a vivenciar a beleza da exposição “Ser Terrena”, da artista plástica Ane Alves, que propõe uma imersão no universo feminino, explorando a conexão entre as mulheres e a espiritualidade da terra.
Em seguida, a oficina “Dançando com Arte”, com Luís Dias e Isa Rodrigues, convidará os participantes a vivenciar os movimentos da dança de salão para além dos passos, valorizando a integração, o bem-estar e a convivência entre as pessoas. Já o músico iguaçuano Beto Rocha vai levar sua identidade sonora que dialoga com a riqueza e diversidade da MPB. O ESMUTI fica na Avenida Luís de Matos, nº 736, no bairro da Luz.
Na sexta-feira (19), às 13h, o Colégio Estadual Professora Venina Correa Torres, no Jardim Santa Eugênia, recebe o Sarau Literário com o escritor Idimarcos Campos. Ele fará a leitura do livro “Contos em conexão” com uma palestra formativa para estimular a leitura e a escrita entre os alunos. “Só nos achamos neste mundo, quando escrevemos a própria história”, afirma ele, que também é professor de literatura.
Na próxima segunda-feira (22), às 18h30, o cinema será destaque no Festival de Artes, com o documentário “Sylvio Monteiro: alma inquieta”, de Tigu Guimarães. Trata-se de um mergulho no universo de Sylvio Monteiro, um autêntico artista do povo, cuja arte consistia em dar voz, através de suas interpretações, à alma da população do seu próprio território. Ícone da cultura iguaçuana, ele marcou com sua energia única no palco, especialmente no espetáculo “Sapatos”.
A terceira edição do Festival de Artes tem 55 atrações e vai até 31 de outubro, com uma programação inteiramente gratuita e voltada à valorização da produção artística local e à formação de plateias com foco especial no público infanto-juvenil das escolas do município e de instituições como a APAE, o ESMUTI, o CRAS e o CAIESP. O festival é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Toda a programação do III Festival de Artes de Nova Iguaçu é disponibilizada, semanalmente, em https://www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes/.