Paracambi recebe tomógrafo móvel para exames gratuitos
A carreta do tomógrafo da Secretaria Estadual de Saúde estará em Paracambi de terça-feira (16) a sábado (20), realizando exames gratuitos de imagem para pacientes já cadastrados na rede municipal de saúde. A estrutura funcionará das 8h às 17h, na Praça Cara Nova, no Centro.
O atendimento será feito por livre demanda para moradores que tenham solicitado o exame no último ano. A meta é que sejam realizados, em média, 60 exames por dia ao longo da semana. A chegada do tomógrafo faz parte de mais uma etapa do programa Fila Zero, uma estratégia para agilizar diagnósticos e garantir atendimento rápido à população.
Para Monique Pimentel, secretária de Saúde do município, a nova fase do Fila Zero reforça o compromisso da gestão com a qualidade de vida da população. “Essa parceria com a Secretaria Estadual de Saúde reforça nosso empenho em garantir que os moradores tenham acesso rápido a diagnósticos precisos, sem enfrentar longas esperas ou precisar se deslocar para outras cidades”, destacou.
Sobre o Fila Zero
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Paracambi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e integra o programa Fila Zero, criado para eliminar a espera por exames médicos e consultas especializadas. Nos últimos meses, o programa realizou outras etapas, com atendimentos em diversas especialidades e zerando a fila de exames por imagem do município.
Na primeira etapa, iniciada em março, o município realizou mais de mil exames e consultas, zerando a fila reprimida de gestões anteriores. Em maio, ocorreu o Dia D, quando mais de mil pessoas foram vacinadas e centenas de exames e consultas foram oferecidos.
O desenvolvimento da saúde é prioridade na gestão do prefeito Andrezinho Ceciliano (PT), e faz parte do Programa de Governo Participativo que realizou uma escuta ativa com a população. Além do Fila Zero, outras diversas ações em prol da saúde vem ocorrendo na cidade, como: novos equipamentos para o Hospital de Lages, abertura do Hospital do Olho e reforma nas instalações dos postos de saúde.