Paracambi ganhará o primeiro Canteiro Escola da Baixada Fluminense
Projeto pioneiro na região promove inclusão, igualdade de oportunidades e capacitação para o mercado de trabalho
Paracambi se prepara para viver um momento histórico! Em breve, a cidade abrirá as portas do primeiro Canteiro Escola da Baixada Fluminense. A ação é uma conquista fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal, Firjan Senai, EGTC Infra e a CCR – RioSP
A inauguração está prevista para o próximo dia 22 de setembro, e já na sua primeira etapa, o Canteiro Escola disponibilizará 100 vagas exclusivas para mulheres, marcando um avanço significativo na valorização da inclusão e da igualdade de oportunidades. Serão ofertadas vagas para 20 pedreiras, 20 carpinteiras, 30 assistentes de controle de qualidade e 30 almoxarifes.
A iniciativa tem como objetivo transformar o espaço em um centro de referência para capacitação de mão de obra industrial, preparando os paracambienses para novos postos de trabalho que já despontam na região, especialmente com as obras em andamento na Serra das Araras e na RJ-127.
Para o prefeito Andrezinho Ceciliano (PT), o projeto representa muito mais que qualificação profissional. “Esse projeto vai muito além da capacitação profissional. Ele simboliza transformação social e igualdade de oportunidades, valorizando as mulheres que, com coragem e talento, estão ocupando espaços antes restritos aos homens”, afirmou.
A criação do Canteiro Escola faz parte do Plano de Governo Participativo da atual gestão, que tem como um dos principais focos a geração de empregos para a cidade de Paracambi. Além disso, a iniciativa também reafirma o compromisso em formar, incluir e abrir caminhos para o desenvolvimento social e econômico, consolidando-se como referência de inovação e oportunidades na Baixada Fluminense.