UFRJ recebe congresso internacional sobre fome e desinformação
Historiador francês Roger Chartier é um dos convidados do evento
O Rio vai sediar até quinta-feira (18) o 1° Congresso Internacional de Enfrentamento à Fome e à Desinformação, na Escola de Comunicação da UFRJ (campus Praia Vermelha) e na Casa da Ciência.
Entre os participantes, está o historiador francês Roger Chartier, reconhecido por seus estudos na área das Ciências Humanas. O pesquisador fará a abertura do evento, que é gratuito, enquanto o encerramento será conduzido pelo professor Muniz Sodré.
Professor do Collège de France e pesquisador da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, Chartier é uma referência nas Ciências Sociais. Seus estudos sobre a construção do conhecimento vêm ganhando relevância no atual cenário de crises informacionais e desigualdade social.
De acordo com o Relatório Global Risks 2025 do Fórum Econômico Mundial, a desinformação permanece como um dos riscos mundiais mais críticos no horizonte de até dois anos. Isso se deve ao seu potencial de minar a confiança na governança e alimentar a polarização.
Os impactos da crise alimentar fazem parte do conjunto de dilemas centrais identificados pelos especialistas sobre o tema. O congresso pretende debater sobre os desafios contemporâneos da fome, da desinformação e de seus atravessamentos históricos, comunicacionais, políticos, ambientais e de saúde.
Mais informações sobre o evento, que começa nesta terça-feira (16) estão disponíveis no instagram @coniefd ou site.