16 de setembro de 2025
Baixada FluminenseJaperiMunicípiosNotícias

Japeri: Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê é reinaugurado com homenagem ao servidor Cezar Marendaz

O novo auditório vai possibilitar a realização de oficinas, projetos e atividades voltadas à preservação ambiental, estimulando o senso coletivo de responsabilidade com a natureza
 
Um momento de emoção, reconhecimento e celebração foi vivido na reinauguração do Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê, em Japeri, nesta segunda-feira (15). Durante a solenidade, o novo auditório passou a se chamar Fiscal Ambiental Cezar Marendaz, em homenagem ao servidor que deixou um legado de dedicação e compromisso com a proteção do meio ambiente no município.
 
Totalmente climatizado e decorado com arte em grafite, o núcleo se consolida como um importante instrumento de fortalecimento da consciência ecológica e de promoção de práticas sustentáveis entre crianças, jovens, adultos, escolas e instituições da região.
 
O novo auditório vai possibilitar a realização de oficinas, projetos e atividades voltadas à preservação ambiental, estimulando o senso coletivo de responsabilidade com a natureza.
 
Homenagem e emoção
 
A secretária de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, se emocionou ao anunciar a homenagem. Ela destacou que Cezar era uma pessoa especial para a secretaria e relembrou o início da trajetória profissional ao lado dele.“Ingressamos juntos na fiscalização ambiental, em 2014, após o concurso público. Entrei no dia 16 de janeiro e ele no dia 24. Fomos os dois primeiros colocados. Na época, ninguém sabia o que era fiscalização ou meio ambiente. E juntos fomos construindo esse caminho”, contou.
 
A homenagem também emocionou familiares do fiscal. A viúva, Luciana de Oliveira Cunha Marendaz, de 54 anos, esteve presente com as filhas Amanda e Bruna, além da sobrinha Karen Jéssica Tavares Marendaz.“Fico muito grata pela lembrança. É uma honra fazer parte deste momento. Cezar faleceu em 2020, mas deixou sua marca como fiscal ambiental dedicado e respeitado”, declarou.
 
Um legado para Japeri
 
Para o vice-prefeito Carlos Januário, o novo espaço representa muito mais do que uma estrutura física.”É um ambiente de inspiração, onde lembramos de quem construiu esse caminho e renovamos nosso compromisso com a sustentabilidade.”
 
Comunidade presente
 
A reinauguração reuniu estudantes, ex-alunos e instituições parceiras. Alunos do 8º ano , do Colégio Cenecista Prof. Lina Monte Mór (CNEC) apresentaram uma maquete sobre políticas públicas ambientais, destacando pontos de turismo ambiental em Japeri como o Pico da Coragem, a Pedra Lisa e as cachoeiras locais.
 
Ex-alunos do Programa Ambiente Jovem também compartilharam experiências. Um dos depoimentos mais marcantes foi de Edson Gabriel, representante de Japeri na Conferência Nacional de Meio Ambiente:”Quando entrei neste novo espaço, me emocionei. No início, éramos 50 alunos dividindo uma sala pequena. Hoje temos um ambiente amplo, três vezes maior, que mostra como a cidade avança. O Núcleo me enriqueceu como cidadão, como pessoa e como profissional.”
 
A ex-coordenadora do núcleo e atual funcionária do Inea, Érica Alice Ferreira, também celebrou. “É um prazer estar aqui, nesta celebração tão linda. É gratificante ver o avanço de Japeri e saber que contribuí para essa história.”
 
Atividades e parceiros
 
Instituições como a Águas do Rio e o Inea montaram estandes de educação ambiental, com oficinas e simulações sobre descarte correto do lixo e políticas públicas. Professores, coordenadores e estagiários também promoveram atividades interativas.
 
O evento contou ainda com distribuição de mudas, cartinhas e material educativo de conscientização ambiental.Entre os presentes estavam o vereador Matheus Ferraz; Cíntia Félix, da Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio de Janeiro; Geovana Carla Souza, diretora executiva do Consórcio Centro Sul; Anderson Santos, da Empresa Pérola; Gabrielle Duarte, supervisora de Meio Ambiente da Águas do Rio; professor Silvio Davi Pereira, da Ferjee; Maria Verônica do Nascimento, coordenadora da Economia Solidária; Pedro Ramos, gestor da APA Guandu; José Lourival Celestinos dos Santos (Sarney); Gianni Queiroz, representante da Transpetro, além de secretários municipais, alunos do Gamecraft e outros parceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *