Dupla levou menos de 10 minutos para saltar do Cristo sem autorização, diz concessionária
Os dois paraquedistas que saltaram sem autorização do Cristo Redentor, na manhã desta quarta-feira (10), levaram menos de 10 minutos para concretizar o pulo. A informação foi divulgada pela concessionária Trem do Corcovado, responsável pela segurança do santuário.
Segundo a empresa, os homens escalaram a pedra e, com uma escada retrátil, acessaram o monumento. A concessionária informou que os seguranças realizam ronda a cada 30 minutos e que a dupla demorou nove minutos para a ação. Os suspeitos ainda arrombaram o portão que dá acesso ao interior da estátua.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), gestor da área do Alto Corcovado, que inclui o platô onde está localizado o monumento, um contrato firmado com a concessionária, em 2012, determina que a empresa disponibilize seguranças no local. No momento do ocorrido, havia três funcionários trabalhando.
O ICMBio esclareceu que irá colaborar para ajudar a identificar os autores e que avaliará necessidades de melhorias operacionais.
Policiamento
Nesta quarta-feira (10), policiais civis estiveram no ponto turístico realizando diligências. O caso é apurado pela 7ª DP (Santa Teresa), que já solicitou imagens de câmeras de segurança do Santuário para auxiliar na identificação dos paraquedistas. O salto é considerado crime contra o patrimônio cultural.
Sobre o policiamento, a Polícia Militar informou que Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) atua nas imediações e nos acessos ao monumento. Na parte de dentro do santuário, o trabalho é feito por equipes das Operações Presente.
A corporação informou que segue à disposição para apoiar necessidades solicitadas pelos órgãos municipais fiscalizadores em suas respectivas atribuições e que os agentes são instruídos a priorizar a conscientização e o diálogo no contato com os cidadãos.
Já a Secretaria de Estado de Governo (Segov), responsável pela Operação Segurança Presente, destacou que as equipes atuam no Santuário do Cristo Redentor entre 8h e 20h, num policiamento de proximidade para garantir a segurança dos visitantes.