Mesquita intensifica exercícios para o Sistema de Avaliação da Educação Básica
Escolas da rede pública do município desenvolvem estratégias para estimular, entre os estudantes, os conhecimentos básicos definidos pelo Governo Federal
Na rede pública municipal de ensino de Mesquita, atividades que visam trabalhar as aprendizagens ligadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) são amplamente estimuladas. Durante o ano, os profissionais das unidades vêm promovendo ações que buscam desenvolver entre os estudantes os conhecimentos cobrados nas avaliações. Na Escola Municipal Márcio Caulino, no bairro Coreia, por exemplo, toda terça-feira acontecem simulados voltados aos exames aplicados pelo Governo Federal.
Há aproximadamente um mês, professores da unidade escolar elaboram um questionário com perguntas de múltipla escolha que englobam conteúdos de Português e Matemática para serem respondidos pelas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Além disso, também são organizadas reuniões junto aos responsáveis dos estudantes, visando acima de tudo informá-los a respeito das particularidades do SAEB, da sua relevância e valorizar a participação da família nesse processo de construção de conhecimentos. A previsão é de que essas ações continuem a acontecer até outubro, quando ocorrem as avaliações.
A assistente de direção escolar Thaís Caixeiro explica de onde surge a necessidade da implementação dessas iniciativas. “Para estimularmos os fundamentos do SAEB entre os alunos, primeiro precisamos identificar onde cada um deles apresenta dificuldades dentro dos conteúdos cobrados na avaliação, seja em Portugês, Matemática ou em temas que vão além das matérias curriculares, como a autoidentificação racial. A partir dos simulados e desse diálogo com os estudantes e suas famílias, se torna mais fácil reconhecer as dificuldades e trabalhar para saná-las”, elucida.
Sobre o SAEB
A estratégia exposta por Thaís é similar à proposta do próprio SAEB, que é o método utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para fornecer um diagnóstico do nível da educação municipal em todo o país. Para isso, são aplicados questionários compostos por 44 ou 52 questões, divididas entre conhecimentos de Matemática e Língua Portuguesa, a serem respondidas por estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.
Da mesma forma, o exame busca promover um levantamento demográfico entre os estudantes do país. Por isso, também inclui questões sobre temas como família, identidade e relações étnico-raciais. Após a realização do SAEB, o Governo Federal pode identificar lacunas na educação básica nacional e trabalhar na elaboração de políticas públicas para corrigi-las.
Os exames são realizados a cada dois anos. Em 2025, eles se iniciam no dia 20 de outubro e se estendem até o dia 31.