11 de setembro de 2025
Baixada FluminenseDESTAQUEMunicípiosNotíciasSão João de Meriti

Alunos surdos de Meriti participam de oficina de poesia

A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e em parceria com o SESC, levou estudantes surdos da rede municipal e suas famílias para participarem, nesta quarta-feira (10-09), de uma oficina de poesia voltada especialmente para a comunidade surda. O encontro aconteceu no teatro do SESC, no Centro.

A coordenadora municipal da educação especial e inclusiva, Márcia Reis, comentou sobre as atividades apresentadas às crianças. “É importante essa participação dos alunos, principalmente com a participação da família, pois é um processo social e cultural”, salientou a coordenadora.

Durante a atividade, os estudantes, com a ajuda de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de profissionais do projeto “Sinais da Poesia”, subiram ao palco e criaram desenhos que exploram o mundo da imaginação. O próximo passo foi a apresentação para quem acompanhava a dinâmica.

O aluno da Escola Municipal Complexo Educacional Vila São João, Ryan Gabriel, expressou, em Libras, como foi o sentimento de participar do exercício. “Desenhei o meu irmão e a minha mãe. Fiquei muito feliz de subir ao palco e participar com os meus amigos”. A instrutora do município, Geyse Ramos, que também é surda, completou. “Eu os acompanho há mais de 4 ano e projetos como esses são importantes. Eles se sentem vistos e também ganham outra visão de mundo. É fundamental para o crescimento deles”.

No fim, houve um debate sobre a inclusão dos surdos na sociedade. O objetivo da ida foi promover a inclusão cultural e valorizar a identidade linguística da comunidade. A próxima atividade dos alunos surdos será a ida ao Horto da cidade, promovendo o contato com a natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *