Suspeitos provocam incêndio em ação contra lava-jatos e construções irregulares em Manguinhos
Suspeitos provocaram um incêndio embaixo da viaduto de Manguinhos, na Zona Norte, na manhã desta quarta-feira (10), durante uma ação contra lava-jatos e construções irregulares. As chamas atingiram estruturas de madeira, entulho e pneus, causando uma grande nuvem de fumaça, que alcançou trens que passavam pela linha férrea. A operação do ramal Gramacho/Saracuruna, no entanto, não foi afetada.
De acordo com relatos, homens teriam iniciado o incêndio em represália a uma operação que remove lava-jatos clandestinos que atuam na Rua Leopoldo Bulhões e residências precárias construídas embaixo da linha férrea. Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), as edificações usam o passeio público, sendo a maior parte construída com madeiras e lonas. Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver que o fogo se espalhou e a fumaça chegou à parte de cima do viaduto. Confira abaixo.
A SuperVia informou que acompanha com técnicos o combate às chamas e que “as condições permanecem seguras para a circulação de trens no local, sem afetar o ramal Gramacho/Saracuruna”. Segundo o Corpo de Bombeiros, o quartel de Vila Isabel foi acionado às 7h21 e não há registro de vítimas. Apesar da Rua Leopoldo Bulhões não ter sido interditada, o Centro de Operações Rio (COR) orienta que motoristas evitem a região.
A operação tem como objetivo combater o uso desordenado e ilegal do espaço público e mapeou pelo menos 15 lava-jatos clandestinos e 40 construções irregulares. Ainda atuam no local a Subprefeitura da Zona Norte, Comlurb e a Secretaria de Assistência Social (SMAS), com serviços socioassistenciais e acolhimento institucional. Os agentes contam com apoio de cerca de 50 policiais militares, do Grupamento de Intervenção Tática e de um veículo blindado para garantir condições de segurança aos profissionais.
“A SEOP recebe pedidos frequentes para realizar ações na região de Manguinhos. Além de ocupar faixas de rolamento da via, os lava-jatos não contam com qualquer autorização municipal. Vamos intensificar as ações na região”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior.