Itaboraí sedia edição do TCE Presente com participação de autoridades estaduais e municipais
Na manhã desta quinta-feira (04/09), Itaboraí sediou, no auditório do Clube Vera Gol, mais uma edição do programa TCE Presente, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O encontro reuniu autoridades estaduais, municipais e representantes da sociedade civil, contemplando o Polo da Região Metropolitana, que abrange 18 municípios.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar orientações para uma gestão pública mais efetiva, ampliar a transparência, estimular o controle social e aproximar o TCE dos gestores municipais.
Compuseram a mesa de honra o conselheiro-presidente do TCE-RJ, Márcio Pacheco; o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli; o deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Guilherme Delaroli; o presidente da Câmara Municipal de Itaboraí, vereador João Delaroli; o conselheiro vice-presidente do TCE-RJ, Thiago Pampolha; o conselheiro substituto e presidente do Conselho Superior da Escola de Contas e Gestão, Marcelo Verdini Maia; o professor Sérgio Cavalieri Filho, chefe de gabinete do Conselho Superior da Escola de Contas e Gestão; o subsecretário adjunto de Controle Externo, Jefferson Terroso Correia; e a diretora da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, Adriana Ramos.
Entre as demais autoridades presentes estavam os prefeitos de Nova Iguaçu, Eduardo Reina Gomes de Oliveira; de Nilópolis, Abraão Davi Neto; de Tanguá, Rodrigo Medeiros; de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda; o presidente da Câmara Municipal de São João de Meriti, Doca Brazão; o presidente da OAB – subseção Itaboraí, Levi Colle; o diretor-geral de Relações Institucionais e Comunicação do TCE-RJ, Anderson de Paula Sampaio; o vice-prefeito e secretário municipal de Obras de Itaboraí, Elber Corrêa; e a controladora-geral do município de Itaboraí, Angélica Rosa, representando todos os controladores municipais.

O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, agradeceu a realização do evento no município e destacou o compromisso da gestão com a transparência e a informação.
“Obrigado, Sr. Márcio Pacheco, por escolher a cidade de Itaboraí para esse evento. Nós fizemos tudo da melhor maneira para que seja do agrado dos senhores, para que possam passar aquilo que a gente mais precisa que é informação. E como o conselheiro-presidente mesmo diz, muito menos punição e mais informação. Nós sabemos que não podemos mudar o passado, mas nós podemos começar onde nós estamos e transformar o nosso futuro. É isso que a gente busca em Itaboraí e é esse exemplo que o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro mais uma vez está dando para todos nós que administramos as nossas cidades. Muito obrigado, um ótimo dia a todos”, expressou Marcelo Delaroli.
O conselheiro-presidente do TCE-RJ, Márcio Pacheco, ressaltou a missão do programa em aproximar o Tribunal dos gestores municipais.
“Quero agradecer muito a oportunidade de nós estarmos aqui, pela certeza de que nós temos um compromisso importante enquanto Corte de Contas, que não é só a fiscalização, o controle das contas do Estado do Rio de Janeiro, mas a função de atuarmos também como agentes da política pública. O TCE Presente é uma iniciativa pioneira, porque faz com que o Tribunal de Contas se apresente em todo o estado, sobretudo com capacitação. Essa é a grande importância de estarmos aqui hoje. Muito obrigado por nos receberem”, disso o conselheiro-presidente.
Já o deputado estadual e vice-presidente da Alerj, Guilherme Delaroli, destacou a mudança no relacionamento entre o Tribunal de Contas e os gestores públicos.
“Antes de ser deputado eu participei efetivamente do Executivo Municipal no município de Itaboraí e o TCE era visto como um bicho-papão, como órgão inacessível, órgão que não tinha diálogo. Hoje o senhor está dando uma nova cara ao TCE, que é a gente poder conversar, poder acertar, porque ninguém quer errar. Muitas vezes não há o dolo administrativo e o gestor acaba sendo punido por cifras milionárias que não tem como pagar, e a cidade fica parada.
Os prefeitos querem acertar, nossos colaboradores querem acertar, e o TCE tem um papel fundamental em organizar e orientar os municípios. É uma atitude louvável. Muito obrigado por ter escolhido o município de Itaboraí para receber esse encontro”, finalizou Guilherme Delaroli.