Setram, Barcas Rio e Projeto Help se unem em ação especial pelo Setembro Amarelo
Nesta quarta-feira (03), a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e o consórcio Barcas Rio receberam o Projeto Help, que acolhe pessoas em vulnerabilidade emocional. Diversas ações foram realizadas na estação Praça XV das barcas, como distribuição de cartas com mensagens motivacionais, e conversas individuais em um espaço reservado e o “Abraço da Vida”, em que os passageiros puderam receber abraços. Os voluntários ficaram disponíveis das 8h às 10h.
A iniciativa marca o Setembro Amarelo, mês da conscientização sobre saúde mental e acolhimento a quem enfrenta momentos de dor e desesperança. “Mais do que operar o transporte de passageiros, temos a preocupação com a saúde e o bem-estar das pessoas que usam os serviços diariamente, como no caso das barcas. Nosso papel é oferecer viagens seguras e acolher nosso usuário em diferentes sentidos”, afirma a secretária de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem.
O sistema aquaviário é operado pelo consórcio Barcas Rio desde 12 de fevereiro, com maior controle do Estado, por meio da Setram. Desde então, o número de passageiros em um só dia tem aumentado e já bateu o recorde cinco vezes. Ao todo, 58.198 pessoas embarcaram nas linhas de Charitas, Arariboia, Cocotá, Paquetá, Angra dos Reis, Ilha Grande e Mangaratiba, no dia 18 de junho deste ano. A média de 2024 foi de 46.252 passageiros.