4 de setembro de 2025
Médio ParaíbaMunicípiosNotíciasVolta Redonda

Volta Redonda promove 1ª Feira da Roça Orgânica, Agroecológica e Artesanal no dia 6 de setembro

Iniciativa da prefeitura, por meio da Sesan, reunirá agricultores familiares, culinária artesanal e produtores de alimentos orgânicos e agroecológicos, além de artesãos da região

 

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), promove no dia 6 de setembro (sábado), das 8h às 13h, a 1ª Feira da Roça Orgânica, Agroecológica e Artesanal do município. O evento será realizado no espaço localizado embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.

 

A feira reunirá agricultores familiares, produtores de alimentos orgânicos e agroecológicos e culinária artesanal, além de artesãos da região. O público poderá adquirir uma variedade de produtos frescos e sustentáveis, com origem responsável e produção livre de agrotóxicos, além de artigos artesanais de qualidade.

 

Como parte da programação cultural, o evento contará ainda com apresentação de moda de viola, trazendo a tradicional música estilo “modão” para animar a feira e valorizar a cultura popular brasileira.

 

De acordo com o secretário da Sesan, Fábio Buchecha, a iniciativa tem como principais objetivos fomentar a agricultura familiar e a economia solidária, incentivar o consumo consciente e saudável, promover a sustentabilidade e fortalecer o acesso da população a alimentos de qualidade.

 

“A Feira da Roça é uma ação concreta da política de Segurança Alimentar e Nutricional que vem sendo construída em Volta Redonda. Nosso objetivo é valorizar os produtores locais, incentivar práticas sustentáveis e garantir à população o acesso a alimentos mais saudáveis, de qualidade e a preços justos. Tudo isso em um ambiente acolhedor e descontraído”, explica o secretário, acrescentando:

 

“A expectativa é que o evento também se torne um espaço de troca de saberes e de fortalecimento dos laços entre quem produz e quem consome, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do município”, completou Fábio Buchecha.

 

A realização da Feira da Roça conta com o apoio de diversas secretarias municipais e instituições parceiras, integrando um conjunto de ações da Sesan voltadas à promoção do direito humano à alimentação adequada e à valorização da produção local.

 

Contribuem: as secretarias municipais de Assistência Social (Smas), de Meio Ambiente (SMMA), de Serviços Públicos (SMSP), de Saúde (SMS), de Ordem Pública (Semop) e de Comunicação (Secom), além do Banco da Cidadania, Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), Fundação Beatriz Gama (FBG), FOA (Fundação Oswaldo Aranha), Associação dos Produtores Familiares de Santa Rita e Região (APFAM) e Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *