27 de agosto de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado lança terceira edição do Selo Empresa Amiga da Mulher

Certificação reconhece iniciativas e incentiva práticas mais justas no mercado de trabalho para redução de desigualdades
 

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Mulher e de Desenvolvimento Econômico, lançou, nesta terça-feira (26/08), Dia Internacional da Igualdade Feminina, a terceira edição do Selo Empresa Amiga da Mulher. A iniciativa reforça e acompanha o avanço expressivo do empreendedorismo feminino registrado no Estado do Rio. Entre janeiro e julho deste ano, 22.893 novas empresas foram abertas por mulheres no estado — um crescimento de 12,8% em relação ao mesmo período do ano passado (20.292).

– Este selo representa mais do que um reconhecimento, é um compromisso firme do nosso governo com a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento do protagonismo feminino na economia. Queremos inspirar cada vez mais empresas a construírem ambientes justos, inclusivos e que valorizem o talento das mulheres em todos os níveis — já afirmou o governador Cláudio Castro.

O lançamento, realizado no Palácio Guanabara, contou com a presença de empresas já certificadas em edições anteriores, que compartilharam suas experiências em prol de um mercado de trabalho mais justo para as mulheres. Também houve a participação do Pacto Global da ONU, que apresentou o Movimento Elas Lideram 2030, iniciativa que busca o comprometimento das empresas brasileiras com a paridade de gênero na alta liderança.

Criado pela Lei nº 9.173, o Selo Empresa Amiga da Mulher é concedido a empresas públicas e privadas que adotam medidas de valorização, proteção e promoção dos direitos das mulheres no ambiente de trabalho. Na primeira edição (2023/2024), 32 empresas fluminenses foram reconhecidas; na segunda (2024/2025), 64 receberam a certificação, consolidando o Rio de Janeiro como o estado com o maior número de empresas contempladas.

– Precisamos avançar, com mais mulheres em cargos de liderança, salários iguais para trabalhos iguais e ambientes livres de assédio moral e sexual. Este é o compromisso que reafirmamos todos os dias. Temos trabalhado para que cada mulher tenha condições de empreender, crescer em sua carreira e alcançar espaços estratégicos. O Selo Empresa Amiga da Mulher é parte dessa jornada: reconhecer e valorizar empresas que constroem ambientes inclusivos e comprometidos com a igualdade feminina – destacou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

As inscrições para a edição 2025/2026 começam em 29 de setembro, mediante envio de formulário e documentação para o e-mail seloempresaamiga@mulher.rj.gov.br.

O selo é concedido em três categorias: Bronze (cumprimento de mais de 50% dos requisitos), Prata (mais de 70%) e Ouro (acima de 90%). Entre os critérios avaliados pela comissão estão: a criação de um ambiente de trabalho saudável, acessível e inclusivo; o respeito à integridade física e emocional das colaboradoras; políticas voltadas a pessoas com deficiência; e a comprovação de ações informativas sobre os direitos das mulheres, com destaque para a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e demais legislações de enfrentamento à violência contra a mulher.

Protagonismo da mulher fluminense

O total de empresas abertas por mulheres de janeiro a julho representa 45,3% do total de empresas abertas em 2025, segundo a Junta Comercial do Estado (Jucerja). Os municípios com maior número de novos negócios liderados por mulheres foram: Rio de Janeiro (11.753), Niterói (1.800), Duque de Caxias (764), São Gonçalo (622) e Nova Iguaçu (593).

O estado registra crescimento consistente desde 2022, quando foram registradas 33.280 empresas abertas por mulheres. Em 2023, o número subiu levemente para 33.298. Já em 2024, houve um salto para 34.862, representando um aumento de 4,6% em relação ao ano anterior. Em 2025, a tendência de alta se mantém.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, destacou o avanço expressivo do Estado do Rio no empreendedorismo feminino.

– O Rio de Janeiro vive um momento de destaque, com milhares de mulheres à frente de novos negócios, ampliando sua participação na economia fluminense. Esse crescimento não representa apenas geração de empregos e renda. É uma prova do compromisso da gestão Cláudio Castro com o empreendedorismo feminino, materializado em iniciativas como o programa Empreenda+ Mulher e o Selo Empresa Amiga da Mulher, e também reafirma a força transformadora da mulher na vida produtiva do nosso estado – afirmou.

Mudança da cultura organizacional

Relatos das empresas certificadas pelo Selo Empresa Amiga da Mulher demonstram que a transformação cultural é possível, independentemente do porte da organização.

– Para começar, é preciso estar disposto a tomar decisões difíceis. No ambiente corporativo, nem todos compreendem quando a empresa opta por implementar ações em prol da equidade de gênero. Não basta promover diversidade, é preciso também promover inclusão para que todos compreendam as regras desse novo modelo cultural – disse a especialista de Suporte ao Negócio da Bayer, vencedora do selo categoria Ouro 2025, Quianne Correa.

Na rede de Hotéis Arena, todos os funcionários passaram por capacitações para identificar, acolher e reportar casos de violência e assédio, seguindo o protocolo “Não é Não! Respeite a decisão”.

– Vemos diariamente a mudança de mentalidade. Também investimos em oportunidades de alta liderança para mulheres: atualmente, 70% dos nossos cargos de liderança são ocupados por elas – destacou a gerente de Recursos Humanos da rede hoteleira Arena, vencedora do selo categoria Prata 2024, Mariana Rautenberg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *