27 de agosto de 2025
Baixada FluminenseDESTAQUEJaperiMunicípiosNotícias

Japeri lança curta metragem nesta quarta-feira, 27

A proposta é provocar orgulho, pertencimento e apresentar a região como oportunidades de negócios, turismo e cultura

Japeri muito além da linha férrea é o que o filme curta  metragem , “Muitos sabem meu nome, poucos sabem quem eu sou” vai mostrar durante sua primeira exibição em  um lançamento para convidados, nesta quarta-feira,  dia 27 de agosto, no salão Kairós, em Engenheiro Pedreira- Japeri.

A proposta do filme, produzido pela Secretária de Comunicação Social, é que o público, sobretudo o japeriense, conheça as riquezas naturais, indústria, produção cultural e seus agentes.

 Além de criar o sentimento de pertencimento e orgulho de sua terra, que acaba de completar 34 anos de existência, a película servirá ainda para apresentar a cidade como um lugar de oportunidade de negócios.

A ideia é que além da mostra inicial,  o filme seja inspiração como tema de redação para alunos da Rede Municipal  e também para diversos outros setores da sociedade, como associações de classe, empresários e nas praças públicas.

O mês do lançamento não foi escolhido por acaso. Já que no dia 13 de  agosto de  1743  o  “Morgado de Belém” foi fundado com referência à capela dedicada a Nossa Senhora de Belém e Menino Deus, construída  pelo Guarda-Mor  Pedro Dias Leme, em seu Engenho.

A história mostra que a ligação da ferrovia com a cidade, que passou a se chamar Japeri em 1940, não está associada apenas aos tempos atuais. Foi por meio dela que iniciou-se o desenvolvimento e o crescimento local, na região emancipada em janeiro de 1993.

O filme com cerca de cinco minutos de duração tem uma narrativa que  leva o expectador a conversar com o “personagem”.  É a  Japeri do passado, vista a partir de uma perspectiva de futuro  que nasce da memória, da resistência e, acima de tudo, do olhar e da  força do japeriense.

Japeri não é apenas um lugar no mapa. É um território que pulsa com histórias que cruzam os  trilhos, mas tem raízes que brotam e crescem todos os dias,  em uma cidade com nome, alma e direção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *