Saúde de Macaé reforça ações de combate ao Aedes na próxima semana
A Secretaria de Saúde de Macaé está reforçando as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, na cidade. O trabalho conduzido pelas equipes da Gerência de Vigilância Ambiental conta com inspeções em imóveis, uso de larvicida para eliminar as larvas, coleta de amostras e análise em laboratório, mutirões intersetoriais e educação em saúde em locais públicos e privados.
Ao longo da semana os agentes de endemias percorrerão os bairros realizando a vistoria nos imóveis residenciais e comerciais e terrenos baldios, eliminando e tratando os depósitos, e orientando os moradores sobre a importância de manter estes locais limpos e livres de recipientes que possam acumular água parada. No dia 29, será realizado um mutirão no bairro Horto.
As ações incluem também visitas em pontos estratégicos como empresas, borracharias, ferros velhos e órgãos públicos. A equipe estará entre os dias 25 e 28, nos bairros Lagomar, Glória, Parque Aeroporto e Barra de Macaé. Já a atualização do reconhecimento geográfico se concentrará no Centro e na Praia Campista.
Ainda será feito um trabalho específico para o controle de roedores em diversos bairros entre os dias 25 e 29 de agosto, visando minimizar os riscos que a presença desse animal pode trazer para a saúde dos moradores. Os bairros serão os seguintes: Aroeira (25/08); Lagomar (26/08); Parque Aeroporto (27/08); Sol y Mar (28/08); e na sexta-feira (29), em órgãos públicos.
Cuidados – A orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.
Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d’água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.