25 de agosto de 2025
Médio ParaíbaMunicípiosNotíciasVolta Redonda

‘Alimentação Saudável’ completa um ano impactando positivamente mais de 18 mil alunos da rede municipal em Volta Redonda

Projeto da Secretaria de Educação promove hábitos alimentares mais conscientes, acessíveis e saudáveis para estudantes

 

Desenvolvido pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), o projeto “Alimentação Saudável”, que promove hábitos alimentares mais conscientes, acessíveis e saudáveis para alunos da rede pública municipal, completou um ano neste mês. No período, a iniciativa soma mais de 14 mil refeições servidas, além de 104 oficinas e palestras educativas realizadas nas unidades educacionais.

 

“Começamos com um avanço significativo na aceitação de alimentos in natura pelas crianças, como frutas, legumes e verduras, registrando 95% de melhora nos indicadores de consumo de gêneros alimentícios saudáveis fornecidos pela agricultura familiar”, explica Andrea Silva de Carvalho, coordenadora do Setor de Alimentação Escolar da rede municipal.

 

A coordenadora conta ainda que as ações desenvolvidas beneficiaram, especialmente, os alunos dos centros municipais de Educação Infantil (CMEIs), com o tema “Quem Abre o Bocão – Conhecendo as Frutas”. E neste ano o projeto avançou com a abordagem sobre: “Conhecendo os Legumes e Verduras”, ainda voltado à Educação Infantil. E para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), foi iniciado o trabalho intitulado “Açúcar nos Alimentos”, que destaca a importância de entender e controlar o consumo de açúcar para uma alimentação mais equilibrada.

 

“Até o momento, já impactamos mais de 18 mil alunos com os projetos desenvolvidos e celebramos um ano dessa importante iniciativa, com muitos motivos para comemorar. Mas nosso compromisso vai além! Em 2026, lançaremos o projeto ‘Fato ou Fake’, voltado aos alunos dos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental, abordando alimentação saudável e doenças crônicas não transmissíveis, promovendo o senso crítico e o cuidado com a saúde desde cedo”, detalha Andrea, acrescentando que essas iniciativas são fruto de uma parceria entre a Empresa Ômega e o Setor de Alimentação Escolar.

 

“É extremamente gratificante, ao final de cada etapa, ver a alegria estampada no rosto das crianças, que agora experimentam novos alimentos e dizem com alegria: ‘Tia, agora eu como cenoura e brócolis!’. Acreditamos que uma alimentação saudável é fundamental para o pleno desenvolvimento de nossos alunos. E seguiremos firmes neste compromisso”.

 

Para o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, oferecer uma merenda escolar de qualidade, saudável e torna-la acessível aos alunos é um fator essencial para o desenvolvimento escolar e social dos estudantes.

 

“Todos que participam do projeto estão de parabéns. Já mostrou que os resultados são extremamente positivos e agora vamos avançar ainda mais, queremos que alcance os cerca de 35 mil alunos da rede municipal, melhorando ainda mais a qualidade do aprendizado”, frisou o secretário.

 

O prefeito Antonio Francisco Neto também parabenizou as equipes envolvidas no projeto. “Trabalhamos incansavelmente para melhorar a merenda escolar e estamos conseguindo avançar cada vez mais com alimentos mais nutritivos e saudáveis para nossas crianças e adolescentes. Eles merecem comer bem para estudar bem, e esse é um compromisso nosso”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *