Belford Roxo reforça os canais de comunicação de denúncias de violência contra mulher no Agosto Lilás

Dentro do Agosto Lilás – Mês de Conscientização e Combate à Violência contra a Mulher -, a Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, reforça os canais de comunicação para denúncias de violência contra a mulher no município, que conta com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Belford Roxo.

As denúncias podem ser feitas através dos seguintes canais:  Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Belford Roxo: (21) 98157-5774 / (21) 2761-5845; 180 – Central de Atendimento à Mulher; 190 – Emergência Polícia Militar.

“A Lei Maria da Penha completa 19 anos. Uma lei que nasceu da dor de uma mulher e se transformou em coragem, proteção e luta por justiça. Ela é um marco no combate à violência doméstica e familiar no Brasil, protegendo milhares de mulheres todos os dias. Em Belford Roxo, seguimos firmes na missão de garantir que cada mulher conheça seus direitos e se sinta segura para denunciar qualquer tipo de violência: física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial”, destaca a secretária municipal da Mulher, Tati Ervite.

 

Diversos casos de violência

As mulheres precisam estar atentas aos diversos casos de violência: Física, Psicológica, Sexual, Patrimonial, Moral, Simbólica/Institucional, Política de Gênero e Coerção Reprodutiva.

“Nossa rede de proteção está ativa, comprometida e em constante fortalecimento. Por isso, reforçamos: se você está vivendo uma situação de violência, denuncie. Ligue 180. Não se cale. Você não está sozinha, e nós estamos aqui para te acolher, orientar e garantir que a lei seja cumprida”, conclui a secretária.  “Quero agradecer e parabenizar o prefeito Márcio Canella, a vice Mariana Malta e o secretário Especial e Chefe de Gabinete Marcelo Canella por todo apoio e compromisso com as políticas públicas para as mulheres de Belford Roxo”, arrematou Tati Ervite.  “O Agosto Lilás é importante para conscientizarmos as mulheres sobre a questão da violência. É importante que elas denunciem os casos”, disse a psicóloga Aline Tissi, durante uma palestra na USF Alfredo Ferreira Filho, no bairro Maringá.

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Belford Roxo fica na Avenida Joaquim da Costa Lima, 2.490, no bairro Santa Amélia.

 

Ações de conscientização

O município está realizando durante diversas ações de conscientização dentro do Agosto Lilás promovidas pela Secretaria Municipal da Mulher, Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo (FUNBEL) e também nas unidades de saúde, com palestras e informes e também nas redes sociais oficiais, levando a informação para que as mulheres mereçam sempre respeito, dignidade e acolhimento, construindo uma Belford Roxo para que todas as belforroxenses vivam com segurança e liberdade.

 

Período de conscientização

O Agosto Lilás é uma campanha estabelecida pelo governo federal, transformando o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha deste mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, uma referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil. A campanha visa sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.

 

Promoção de eventos

A campanha do Agosto Lilás se destaca pela promoção de eventos e debates, envolvendo agentes públicos e meios de comunicação para divulgar informações vitais sobre os tipos de violência — física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Além disso, enfatiza a importância de medidas de prevenção e suporte, como o Ligue 180, aplicativo Direitos Humanos Brasil, e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Essas iniciativas são essenciais para reduzir os índices de violência contra a mulher no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *